• Jornal Esporte e Saúde

BRK Ambiental reforça a importância da conservação do solo

O 15 de abril foi instituído como Dia Nacional para conscientização sobre o tema


Portas Abertas 360 crianças \ divulgação.


O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta quinta-feira (15), foi instituído como data oficial para conscientização sobre o tema. A gestão do solo é um dos desafios para o desenvolvimento sustentável e esta importante política pública para cuidar de um dos principais patrimônios naturais do país também inclui o saneamento básico.


Por isso, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Macaé e Rio das Ostras, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos e busca engajar os cidadãos dos dois municípios nesta causa, evitando problemas no sistema de saneamento das cidades e consequências ao meio ambiente.


E pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto. Frequentemente são encontrados nas tubulações resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Além disso, fluidos como óleo de cozinha, gordura e chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos também se infiltram no solo e podem ser grandes inimigos do meio ambiente.


- Reciclar o óleo de cozinha ou descartá-lo de forma correta para que seja reaproveitado, por exemplo, é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Precisamos aplicar estratégias contínuas de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto – explica Mila Oliveira, responsável pela área de Sustentabilidade da concessionária.


Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, a BRK Ambiental disponibiliza um Blog que pode ser acessado no endereço eletrônico blog.brkambiental.com.br. Além disso, o Programa Portas Abertas segue em atividade, de forma remota, promovendo palestras e disponibilizando um tour virtual nas Estações de Tratamento para apresentar a operação do sistema de esgotamento sanitário. Os interessados podem realizar o agendamento pelo telefone (22) 99878-0023 ou pelos e-mails plantaosocialmacae@brkambiental.com.br e plantaosocialriodasostras@brkambiental.com.br .


Portas Abertas 360 \ divulgação.


Dia da Conservação do Solo


O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

* Carlos Vinicius Fernandes \ BRK Ambiental.


3 visualizações0 comentário