
Jornal Esporte e Saúde
Brasil x Alemanha: tudo o que você precisa saber da estreia da seleção masculina olímpica
Atual campeã olímpica, equipe de Jardine leva nomes da seleção principal e esperança de mais uma medalha para a coleção. Brasileiros são recordistas em pódio no torneio masculino

Brasil x Alemanha se enfrentam em Yokohama — Foto: Arte ge
Medalha de ouro na Rio em 2016, a seleção brasileira masculina de futebol dá o pontapé inicial pelo bicampeonato olímpico nesta manhã de quinta-feira, a partir das 8h30 - horário de Brasília. O duelo tem sabor especial. Os brasileiros enfrentam a Alemanha, medalha de prata há cinco anos, no estádio Yokohama, palco da final da Copa de 2002 - e dos históricos dois gols de Ronaldinho.
A seleção brasileira é dirigida por André Jardine, que convocou nomes de peso, com passagem pelo time principal e larga experiência no futebol internacional. O mais conhecido deles, o veterano lateral Daniel Alves. Em entrevista antes do jogo, ele se definiu como o "Benjamin Button do futebol".
Dos 11 prováveis titulares brasileiros, oito já tiveram passagens pela seleção principal. A seleção alemã tem bons resultados recentes, mas tem poucos jogadores de grande destaque.
TRANSMISSÃO: A TV Globo, o SporTV, a GloboPlay e o ge transmitem a partida ao vivo.

Escalações prováveis — Foto: Arte/ge
Brasil: técnico André Jardine
Maior medalhista olímpico do futebol masculino, o Brasil tem um ouro (2016), três pratas (1984, 1988 e 2012) e mais dois bronzes (1996 e 2008). Técnico com histórico vitorioso nas divisões de base do futebol brasileiro (no Grêmio e São Paulo, onde teve também curta experiência no profissional), Jardine montou a equipe titular em três treinos consecutivos antes da estreia.
Daniel Alves vai ser o capitão da equipe e é o líder da garotada, que tem jogadores experientes, como Douglas Luiz e Richarlison, dois que estiveram na campanha da Copa América - no vice-campeonato brasileiro, com a derrota na final para a Argentina.
Olho aberto em Matheus Cunha. O atacante de 22 anos do Hertha Berlim é o artilheiro do ciclo olímpico com Jardine com 18 gols - os dois últimos no amistoso contra os Emirados Árabes Unidos, na semana passada (vitória brasileira por 5 a 2).

Os dois prováveis times para o duelo de estreia no grupo D — Foto: Arte ge
Alemanha: técnico Stefan Kuntz
Dona da medalha de prata em 2016, a Alemanha foi vice-campeã da Eurocopa sub-21 em 2019, com alguns remanescentes nesta equipe de Tóquio e é a atual campeã do torneio europeu de seleções. Kuntz, de 58 anos, é ex-atacante da seleção alemã - jogou a Copa de 1994 e foi campeão em 1996 da Eurocopa. Ele está à frente do time sub-21 desde o fim da olimpíada do Rio em 2016. Foram três finais consecutivas de Euro sub-21, com títulos em 2017 e 2021.
A equipe-base fez último teste contra a seleção de Honduras e empatou por 1 a 1, em jogo que ficou marcado por episódio de racismo e abandono de campo do time alemão. O defensor Jordan Torunarigha, de ascendência nigeriana, foi insultado e toda a equipe deixou o gramado, faltando poucos minutos para o fim da partida.
- Se um dos nossos jogadores for insultado racialmente, não é uma opção para nós continuarmos a jogar - disse, na ocasião, o técnico alemão.
A Alemanha unificada nunca conquistou medalha de ouro. Mas em 1976, na Olimpíada do Canadá, a Alemanha Oriental venceu o torneio masculino, com vitória sobre a Polônia.

Arbitragem — Foto: ge
Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)
Assistente 1: David Moran (El Salvador)
Assistente 2: Zachari Zeegelaar (Suriname)
Quarto árbitro: Georgi Kabakov (Bulgária)
VAR: Marco Guida (Itália)
AVAR: Erick Miranda (México)
* Por Redação do ge — Yokohama, Japão.