Foto: por Satiro Sodré/CBDA
A velha máxima esportiva de combinar experiência com juventude exemplifica a lista de convocados do Brasil para a natação nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Os nomes foram anunciados na noite deste sábado, 11 de maio de 2024, após o encerramento da Seletiva Olímpica de Natação do país.
Ao todo, 28 provas foram realizadas a partir de 6 de maio no Rio de Janeiro (RJ). Dezoito atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A lista inclui atletas como Guilherme Costa, um dos cotados à medalha Olímpica, e jovens revelações como Maria Fernanda Costa, a Mafê, que cresceu de rendimento na última temporada.
Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.
A World Aquatics determina que o fim do período de classificação para provas individuais é 23 de junho de 2024, mas o Brasil decidiu já definir a convocação. Há um limite de dois nadadores por Comitê Olímpico Nacional em cada prova na piscina.
Mesmo assim, pelas regras da CBDA, a Seletiva Olímpica de Natação do Brasil era uma etapa obrigatória para os atletas que desejavam participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Pelas regras da entidade, o campeão e vice de cada prova teriam preferência na convocação se alcançassem os respectivos índices Olímpicos.
No caso de cotas não preenchidas, a entidade definiu seis eventos como “salvaguarda”, ou seja, em que os atletas poderiam obter índices e assegurar as cotas que ficassem abertas. As exceções foram abertas para os Mundiais de 2023 e de 2024, o Mundial Júnior, a Universíade e as baterias finais dos Jogos Pan-Americanos e do Troféu José Finkel, todos em 2023.
https://olympics.com/pt/Por Gustavo Longo
Divulgação:
- Academia & Estética
Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé
Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ
Comments