• Jornal Esporte e Saúde

Bilhetes de metrô para o réveillon em Copacabana agora só na estação Carioca


Bilhetes de metrô para o réveillon em Copacabana só estão sendo vendidos na Carioca Foto: Divulgação.


A partir deste sábado, bilhetes do metrô para o réveillon em Copacabana, que estavam sendo vendidos em seis estações, só poderão ser comprados na estação Carioca. Segundo a MetrôRio, 73% dos 153 mil cartões especiais colocados à venda já foram comercializados.


Cada usuário poderá comprar até dez passagens em um dos 12 guichês exclusivos, das 10h às 21h (sábado e domingo) e das 10h às 19h na segunda-feira. Das cinco faixas de horário disponibilizadas (entre 19h e 0h), três já esgotaram: 20h, 21h e 22h. O embarque só poderá ser feito no período selecionado. O cartão de ida e volta custa R$ 8,60. A viagem apenas de ida ou de volta sai por R$ 4,30.



— Quem tem direito a gratuidade, como pessoas com mais de 65 anos ou com necessidades especiais, não precisará comprar o bilhete: basta apresentar um documento de identificação nas estações de metrô. Todos os nossos 2500 funcionários estarão envolvidos na operação para garantir o conforto e a segurança dos passageiros — informa o diretor de operações da MetrôRio, Daniel Habib.


A partir das 19h da segunda-feira, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) - exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59m do mesmo dia. No retorno, após a meia-noite, apenas serão aceito os cartões especiais. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro.


Horários de embarque:


- 19h às 20h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);


- 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);


- 21h às 22h – cartão vermelho (ida) e cartão rosa (ida e volta);


- 22h às 23h – cartão verde-claro (ida) e cartão verde-escuro (ida e volta);


- 23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);


- 0h às 5h – cartão cinza.


Funcionamento das estações nos dias 31 e 1º


Segundo a concessionária MetrôRio, na segunda-feira, a transferência entre as Linhas 1 e 2 vai seguir sem alteração de Central a Botafogo até as 19h, quando terá início a operação especial de Réveillon. A partir deste horário, clientes da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem precisar trocar de trem.


A estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, será fechada para embarque às 19h, mas o funcionamento continua para desembarque.


Também a partir das 19h de segunda-feira, as bilheterias do MetrôRio estarão fechadas, exceto as das estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.


A volta será entre meia-noite e 5h, apenas pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. A partir das 5h, as bilheterias destas estações serão abertas para quem não efetuou a compra do bilhete de retorno. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque, de meia-noite até as 7h do dia 1°.


O MetrôRio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, nas viagens de ida e de volta, a estação Siqueira Campos.


- É uma estação menos profunda, tem o mezanino mais amplo, que facilita o embarque e o desembarque dos passageiros - explica Daniel.


Na terça-feira, dia 1º, a operação será retomada às 7h e se encerrará às 23h, com exceção das estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h, da quarta-feira.


* eXTRA/Globo/Notícias.






5 visualizações0 comentário