• Jornal Esporte e Saúde

Bióloga e enfermeira marcam as primeiras doses da CoronaVac em Macaé


Primeira Vacinação da Coronavac contra a COVID em Macaé\Foto: Rui Porto Filho.


As duas primeiras profissionais de saúde que marcaram o início da campanha de imunização do Covid-19, em Macaé, foram a bióloga Keity Jaqueline Chagas Vilela Nocchi, 36 anos, e a enfermeira Rosani Espíndola Caruso, 57 anos. Elas receberam a vacina da CoronaVac, por volta das 16h15, respectivamente, pelas mãos das enfermeiras Ana Paula Dalcin e Gleicimara Junqueira, no Centro de Convenções. Outros profissionais da área, rede pública e privada, também foram vacinados neste primeiro dia. A Secretária de Saúde, Liciani Furtado, não compareceu ao início da vacinação porque se recupera do Covid-19.


Primeira Vacinação da Coronavac contra a COVID em Macaé\Foto Bruno Campos.


Keity coordena os Laboratórios de Análises Clínicas da prefeitura há nove anos, sendo responsável pelo diagnóstico do Covid-19, desde março. Formada há 12 anos pela Universidade Estadual Fluminense (Uenf), a profissional faz, atualmente, doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Nupem).


"Recebi a notícia nesta terça pela manhã e estou muito emocionada, pois já tinha ganhado o prêmio de mérito municipal há alguns meses e, agora, ser convidada para ser a primeira pessoa a tomar a dose da vacina é mais um reconhecimento do esforço de toda uma equipe nesta pandemia. Estamos na linha de frente desde março do ano passado, e considero que tudo vale a pena quando escolhemos trabalhar na saúde para fazer o melhor ao próximo. Estou sendo abençoada porque não tive Covid", pontua a bióloga.


Já Rosani é enfermeira há 34 anos, sendo 16 no Hospital Público de Macaé (HPM). Atualmente, coordena as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 na instituição, com 53 leitos. Ela conta que este momento é o primeiro passo, principalmente, para a população entender a importância desse imunizante na vida de todo cidadão. "É uma grande emoção e Torcemos muito por para que esse dia chegasse. A vacina foi esperada por todos e precisamos acabar com isso, perdemos várias pessoas de todas as idades", acrescentou.


- Vacinas chegaram ontem ao município


Macaé recebeu, nesta terça-feira (19), por volta das 8h55, o primeiro carregamento de doses da CoronaVac. As 2.973 unidades chegaram em helicóptero da Polícia Civil, no aeroporto do município. A carga estava prevista para o período da tarde, mas foi antecipada pelo governo estadual, que realiza a distribuição no Rio de Janeiro. O material, que atende somente a primeira dose, foi recebido por técnicos da Secretaria de Saúde e encaminhado para a Casa da Vacina.


Enfermeira há 18 anos na Prefeitura de Macaé, sendo integrante, atualmente, da equipe de Vigilância Epidemiológica e Hospital Público de Macaé (HPM), Ana Paula Dalcin está na linha de frente do Covid-19 no município desde fevereiro de 2020, atuando no Centro de Triagem do Coronavírus (CTC). "Considero nossa profissão, de trabalhadores da saúde, um propósito. É uma honra receber essa confiança nesse enfrentamento, quando todos estão mantendo o entusiasmo mesmo em alguns momentos difíceis. Vejo isso como um marco da saúde pública, em Macaé, no país e no mundo", destacou a enfermeira.


Gleicimara é coordenadora de Enfermagem do Centro de Triagem do Coronavírus e atua há quatro anos na área. "Trabalhar nessa linha de frente foi uma missão desafiadora. Primeiro participei diretamente com os pacientes e agora estou na coordenação. É emocionante fazer parte da história do município", disse.


- Prefeito destaca atuação dos profissionais de saúde


Durante a cerimônia, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, parabenizou a atuação de todos os profissionais que atuam nas redes pública e privada. Ele destacou também o apoio da Câmara Municipal, com a união de todos os vereadores, que disponibilizaram a verba de emendas impositivas, cerca de R$ 24 milhões, para a compra de vacinas. O Legislativo foi representado pelos vereadores Cesinha (presidente), Rafael Amorim, Alan Mansur, Luciano Diniz e professor Michel.


"Estamos com recursos reservados para a compra de vacinas, porém, nesse primeiro momento, o governo federal encampou todas as doses do Butantan. A ideia é conseguirmos fazer a compra direta com o instituto, ou seja, cerca de 500 mil doses, para imunizarmos toda população macaense em duas doses", frisou o prefeito.


Prevenção continua


A enfermeira da Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, ressaltou que mesmo com o início da campanha de imunização do coronavírus, os hábitos de higiene e prevenção devem continuar em 2021. A orientação é manter o uso da máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social nos primeiros meses após a vacina.


Daniela acrescentou que nessa primeira etapa o município receberá 6.240 doses. "Nesse primeiro momento serão aplicadas 2.973, que recebemos nesta terça, ou seja, as demais unidades continuam na Secretaria Estadual de Saúde para garantia da aplicação da segunda dose. O excedente também será enviado para o caso da perda de alguma dose", explicou.


- Primeiro dia de vacinação


A vacinação, nesta quarta-feira (20), tem previsão para começar às 9h. Serão atendidos cinco serviços de saúde nesse primeiro dia: HPM, São João Batista, Clínica São Lucas, Unimed e Centro de Triagem do Coronavírus. Serão envolvidos cerca de 30 profissionais, incluindo as Secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar. A expectativa é imunizar cerca de 200 profissionais de saúde. No período da tarde, a imunização acontecerá em quatro asilos, beneficiando 120 idosos.


- Profissionais da saúde e asilados são prioridades


As doses recebidas nesta terça-feira atenderão, inicialmente, 34% dos profissionais de saúde, já que Macaé tem registrado cerca de 8 mil. A expectativa da equipe é realizar a aplicação das doses em uma semana. A previsão da segunda dose será entre 14 e 28 dias após a primeira.


A vacinação irá acontecer de forma volante. As equipes de imunização da Secretaria de Saúde irão atender o público-alvo diretamente no seu local de trabalho, no caso dos profissionais de saúde e de acolhimento de idosos. A Prefeitura de Macaé recebeu 74 mil seringas e agulhas.


- Profissionais representam saúde do município


Outros profissionais da área de saúde, rede pública e privada, também receberam as doses nesse primeiro dia. Entre eles, a enfermeira Daniela Souza, o fisioterapeuta Sandro Leonard Machado (rede pública), a enfermeira da Unimed, Sissiani Gomes Tavares, e a infectologista da Clínica São Lucas, Michelle Pinto.


A infectologista Mayra Ribeiro Conde, 43 anos, trabalha na Prefeitura de Macaé desde 2007, sendo oito anos no Hospital Público de Macaé (HPM). "Felicidade e gratidão traduzem este momento para mim. Diante de uma pandemia, de tanto sofrimento, tantas vidas perdidas apesar de todo o esforço, de tanta privação, é motivo de muita felicidade ter sido escolhida para representar a classe médica e os profissionais de saúde. Gratidão a todos aqueles que, com dedicação e pautados na ciência, ajudam a amenizar os efeitos desta doença", afirma.


Para a enfermeira Maria de Fátima Rodrigues, 43 anos, receber a vacina é motivo de alegria e emoção. Desde o ano passado na linha de frente, a profissional, que atua há seis anos na rede municipal de Macaé, diz que representar o setor de Enfermagem do Serviço de Atendimento ao Covid-19 é significativo. "Minha família, minhas duas filhas, minha mãe de 78 anos e meus colegas de trabalho estão muito alegres com a notícia. Vivemos diversas situações neste último período, e agora surge a vacina, que é tão esperada por todos", destaca.


- Casa da Vacina


A Casa da Vacina não funcionará para atendimento ao público entre os dias 20 e 22. Os profissionais da unidade estarão envolvidos com a logística da vacinação volante. O atendimento será retomado na segunda-feira (25). Os usuários podem procurar a sala de vacina do Pronto-Socorro do bairro Aeroporto ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência.


* Jornalistas: Genimarta Oliveira/Tatiana Gama\Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:









7 visualizações0 comentário