top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Bairros recebem ações contra ao Aedes aegypti

Agentes de endemias seguem nas ruas no combate à dengue

Foto arte: Reprodução internet


A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, retoma nesta segunda-feira (01), o cronograma de ações controle do mosquito Aedes aegypti, nos bairros e localidades da Região Serrana.


A Cevas vem intensificando as atividades de campo com mutirões, pulverização com carro fumacê e ações de educação em saúde, visando o controle da dengue, zika e chikungunya.


Nesta semana, entre os dias dois e cinco de abril, serão realizados mutirões em quatro bairros, com visitas domiciliares para verificação dos depósitos para eliminação ou tratamento químico. Também será realizada a pulverização com o carro fumacê e vistorias em pontos estratégicos como borracharias, canteiros de obras, cemitérios, empresas e órgãos públicos.


É importante a população ficar atenta aos locais onde estarão acontecendo os mutirões, para que recebam os agentes de endemias e eles possam fazer as vistorias e tratamentos necessários. Bairros atendidos nesta semana: Águas Maravilhosas (02/4), Vila Moreira (03/4), Virgem Santa/Dique (04/4) e Fazenda Piracema (05/4).


A equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde realizará ainda o trabalho de pulverização com carro fumacê, sempre às 5h e 18h. A ação será concentrada em 10 pontos da cidade: Piracema e Horto (01/0/4); Botafogo e Pecado/Lagoa (02/4); Barra e Jardim Guanabara (03/4); Córrego do Ouro e Parque Aeroporto (04/4) e Parque Aeroporto e Fronteira (05/4).


Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.


O mosquito


O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, dentro ou fora de casa. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez e o mosquito vive em média 30 dias.


Os ovos não são postos na água e sim, milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d`água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água, limpa ou suja. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto.


Solicitações e denúnciasPara solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé / RJ


Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ







3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page