top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Bairros de Macaé recebem o 'Cevas Itinerante'



Com objetivo de levar os serviços da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde aos bairros e localidades mais distantes da área central de Macaé, foi realizada nesta quarta-feira (07), em Itaparica e Santo Amaro, o "Cevas itinerante" e o mutirão de combate e controle do Aedes aegypti.



Aproximadamente 40 agentes de endemias percorreram os imóveis e terrenos das localidades fazendo o controle do aedes, roedores e caramujos africanos. Além disso, foi realizada a vacinação antirrábica para cães e gatos.


O coordenador da Cevas

, Flávio Muniz, ressaltou que este tipo de ação reforça todo trabalho executado ao longo do ano pelos agentes. "Montamos uma grande equipe para que atuem de forma sistemática nestas localidades e desta forma possam orientar a população sobre os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, pois o perigo da dengue, zika e chikungunya se dá durante todo ano. Outro fato importante é que 80% dos focos do inseto estão nas residências", frisou.



Quem recebeu a equipe da Cevas nesta quarta foi o aposentado Luiz Espírito Santo. Ele, que tem uma horta com frutas, legumes e verduras para o seu consumo e venda, mantém o local sempre limpo. Na oportunidade a equipe da coordenadoria trocou a tela do tambor que o aposentado armazena água para irrigar a horta e fez a colocação de isca para o combate ao caramujo. "Deixo o tambor fechado, mas um reforço na proteção é bem-vindo", disse.



O trabalho da equipe nas localidades consistiu, ainda, na aplicação de larvicida nos depósitos, eliminação de possíveis criadouros, pulverização com carro fumacê e colocação de iscas para roedores e caramujos.



O contato da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) para denúncias ou solicitações é pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.brou Disque Dengue 0800 022 646. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Fotos: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:






5 visualizações0 comentário
bottom of page