top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Atletismo se prepara para competições em Sergipe, Rio e Ribeirão Preto


Atletas são alunos da rede municipal, integrantes do programa desenvolvido no Ciep Maringá / Foto: Divulgação


A equipe do programa de Atletismo do Ciep Municipalizado Maringá (AECD-Macaé) está se preparando para competições nacionais com expectativas de destaque nas programações. Na próxima terça-feira (8), a comitiva viaja para Aracaju, em Sergipe, onde será realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18.


Para participar na competição, os atletas contam também com recursos do Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Esportes. Em Sergipe, o grupo participará com 13 atletas que acompanharão o professor Hiller Franco e o estagiário Guilherme Oliveira. “Estamos todos muito empolgados com esta competição. Tenho certeza que a etapa será histórica para nós. Todos estão muito comprometidos e esperançosos”, disse Hiller.


O Campeonato Brasileiro de Atletismo é transmitido pelo Canal de Atletismo, além do Canal Olímpico no YouTube.


JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE - Além do “Brasileiro Sub18”, sete atletas do projeto intensificaram os treinos.Eles foram convocados para os Jogos Escolares da Juventude 2023. O evento vai acontecer em Ribeirão Preto, entre os dias 1º e 16 de setembro. A competição reunirá os melhores atletas de até 17 anos do país. São esperados cerca de 4500 competidores, na disputa por medalhas em 18 modalidades. Muito mais do que os resultados esportivos, os Jogos da Juventude proporcionaram experiências inesquecíveis para os participantes.


O atletismo também terá pela primeira vez provas de marcha atlética. As seletivas estaduais já estão sendo realizadas em diversos locais do país.De Macaé, os representantes do projeto que vão participar são: Hakelly de Souza (100 e 200 metros rasos), Nykolli Alves (110 metros com barreiras e 400 metros rasos ), Emilly de Souza (lançamento do dardo e lançamento do disco), Davi Monteiro (110 metros com barreiras e salto em altura), Cayo Bino (lançamento do dardo e lançamento do disco), Kaio Ávila (110 metros com barreiras e 400 metros rasos) e Valdir Gonçalves (lançamento do dardo e lançamento do disco). O grupo integrará a seleção do Estado do Rio de Janeiro na maior competição escolar do mundo. O Ciep Municipalizado Maringá é a escola com o maior número de convocados.


GYMANASIADE INTERNACIONAL - Outra competição que os alunos do projeto de atletismo estão se dedicando é o Gymnasiade Internacional.A programação será de 19 a 27 de setembro, no Rio de Janeiro e visa resgatar uma importante memória esportiva no Rio: as provas serão realizadas nos equipamentos onde acontecerão os Jogos Olímpicos de 2016. Ao todo, serão 22 modalidades disputadas, sendo três do paradesporto . Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Xadrez E Tiro com Arco.


De acordo com os registos, o Gymnasiade no Rio já entrou para a história como a maior de todas pelo número recorde de modalidades que, nesta edição, ainda contará com a estreia do Skate e Surf.A expectativa é que a competição receba 4 mil participantes, sendo 2.100 estudantes-atletas, com idade entre 13 e 15 anos de escolas públicas ou particulares. O evento terá entrada gratuita.


A competição para estudantes de 12 a 15 anos terá do Ciep Municipalizado Maringá, um atleta para representar o Brasil, Matheus Gomes de Souza Tavares. O jovem, de 15 anos, estudante do 9° ano, foi um dos dois convocados do estado do Rio de Janeiro para integrar a seleção brasileira na competição mundial. Matheus participará das provas de 800 e 2.000 metros rasos.


"Estou muito confiante de representar meu país, Macaé e o Ciep Maringá em uma competição internacional. Estou muito ansioso e não vejo a hora de entrar na pista e dar o meu melhor", conto o alegre Matheus. Já o professor Hiller Franco comemora: "Após alguns anos de muito trabalho e dedicação, finalmente resultados muito importantes estão aparecendo. O Programa Atletismo Macaé vem crescendo e tendo grande impacto na comunidade escolar do CIEP Maringá e até mesmo para o município de Macaé. Agradeço imensamente à direção do 'Maringá', nossa patrocinadora Etesco, à Prefeitura de Macaé`, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes, sem os quais nada disso seria anterior”, comenta Hiller.


A Gymanasiade e os Jogos Escolares Brasileiros serão transmitidos pelo canal da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) no YouTube.

O projeto Atletismo Macaé é uma parceria do CIEP 455 Maringá, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Educação e patrocínio da Etesco Construções e Comércio, com apoio da AECD - Associação Esportiva Cidadania e Dignidade.


* Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo


Divulgação:



Saúde Express - Academia & Estética

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé - RJ

Macaé / RJ



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page