• Jornal Esporte e Saúde

Atleta macaense disputa mundial de jiu jitsu na capital dos Emirados Árabes


Mariana Vantil está no Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé


A campeã estadual, brasileira e bi campeã mundial de jiu jitsu na categoria peso médio (até 56,5 quilos) e faixa laranja, Mariana Vantil, de 14 anos, se prepara para o maior desafio de sua bem sucedida carreira: o Campeonato Mundial Jiu Jitsu Juvenil de Abu Dhabi da federação AJP, nos dias 13 e 14 de novembro. A atleta tem o patrocínio do Bolsa Atleta da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Macaé.

No Mundial da capital dos Emirados Árabes Unidos, Mariana luta com atletas de 14 e 15 anos juntas, com faixas laranja e verde, até 57 quilos. “Será um grande desafio”, comentou o seu pai e gestor de sua carreira, Elpidio Costa Júnior Vantil, que ao lado da mãe da atleta, Ingrid Muniz, acompanha toda a rotina da adolescente para que os estudos permaneçam com prioridade.


Mariana é campeã Brasileira 2022 na sua categoria da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ), o campeonato mais importante e concorrido do Brasil de Jiu jitsu infantil até 15 anos, disputado em Barueri (SP). Já pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Olímpico vieram os dois bi campeonatos mundiais, disputados em 2021 e 2022 na Arena Olímpica de Deodoro.


- Estou seguindo uma rotina de treino e alimentação para representar com muito orgulho Macaé e o Brasil nos Emirados Árabes e o Bolsa Atleta é um incentivo fundamental – destacou Mariana, que também está em primeiro no ranking da Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF), pela qual em 25 de setembro foi campeã na categoria até 57 quilos e no desafio até 63 quilos.


De acordo com o secretário de Esportes, Marvel Maillet, o Bolsa Atleta visa incentivar e propagar a prática esportiva e apoiar atletas macaenses em competições diversas, como Mariana. “Temos grandes atletas dentro do programa e vamos continuar incentivando nossos talentos macaenses”, assinalou o secretário.

Carreira começou na igreja

Júnior Vantil explicou que Mariana iniciou no jiu jitsu no projeto Peniel da Igreja Batista, em 2018. Em 2019 começou a treinar em academia e a competir. "Então, são quatro anos treinando para competir”, detalhou o pai, acrescentando que a preparação já vem desde janeiro de 2022, com foco no Brasileiro CBJJ no primeiro semestre e o Mundial para o segundo semestre. Mariana treina jiu jitsu de segunda a sexta-feira e depois reforça sua musculatura na academia. “Ela treina todos os dias e mostra sempre evolução dentro do tatame. Ela gosta de se superar”, definiu Júnior. Mariana Vantil mantém em uma rede social as palavras “Disciplina e Resiliência” e “Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”, mostrando sua rotina saudável de alimentação e treino. “Preparamos a retaguarda para que ela possa se dedicar o máximo ao esporte e ao colégio”, conta a mãe Ingrid.

Nas redes sociais, o mestre da atleta, Luan Carvalho, mostra orgulho da trajetória da campeã. “Mais um grande resultado da nossa menina prodígio. Parabéns pela incrível jornada que está construindo e por sempre dar a volta por cima”.

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos. O país é conhecido pela exploração do petróleo e pela excelente infraestrutura, tornando o local um destino turístico procurado no Oriente Médio. Localizada no golfo pérsico, Abu Dhabi é o maior dos 7 emirados que constituem o país e é formado por cerca de 200 ilhas naturais. Ocupa quase 87% da área total dos Emirados Árabes Unidos e tem um litoral que se estende por mais de 400 quilômetros. Abu Dhabi fica a 140km de Dubai. * Jornalista: Janira Braga / Comunicação Macaé /Fotos: Arquivo Pessoal



Divulgação:




Macaé - RJ



7 visualizações0 comentário