top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Atividades em comemoração ao Dia do Servidor prosseguem até o próximo sábado


Nesta quarta (25) foram realizadas atividades como oficina de turbante, medicina chinesa e feira de livros


As atividades em comemoração ao Dia do Servidor (28 de outubro) prosseguem no hall do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) e Paço Municipal. Os servidores e a população que passavam pelo local tiveram a oportunidade de participar de sensibilização sobre a importância da cultura antirracista, oficina de turbante, medicina chinesa, feira de livros (gratuita), entre outras.



A Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, esteve com sua equipe entregando folhetos explicativos para que as pessoas possam denunciar atos de discriminação racial ou religiosa. Além dessa sensibilização, ela ensinou também sobre a importância do turbante para as culturas afros e também muçulmanas.



"Os nossos ancestrais usavam os turbantes, como forma de proteger o 'Ori', que é uma palavra em Yorubá. Ori é o elo de ligação entre o ser humano e os orixás. No Oriente Médio, outros povos também utilizam o adorno como forma de proteção do seu sagrado", explicou.



A Assistente em Administração em Logística, Márcia Mendes, que trabalha na Coordenadoria de Recursos Humanos, disse que é a primeira vez que participa de uma atividade para o servidor no Cealo.



"Gostei muito da iniciativa de outras atividades que foram realizadas aqui. Costumo usar turbante em casa, mas, do jeito que foi feito nesta demonstração, nunca usei. Achei muito bonito", disse.



Ela acrescentou ainda que momentos como esse, na Semana do Servidor, são muito importantes para a saúde mental. "Eu sou adepta da acupuntura e contribui muito para o meu bem-estar. Estou muito feliz de estarmos tendo essa oportunidade", concluiu.


A Semana do Servidor começou na segunda-feira (23), no hall do Cealo e no Paço Municipal, com práticas de Tai Chi Chuan, medicina chinesa e auriculoterapia. O encerramento será no próximo sábado (28), Dia do Servidor, com a realização do Torneio de Futebol do Servidor, organizado pela Secretaria de Esportes, às 9h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão).


A sequência da programação: Dia 26 (Quinta-feira) 9h - Ginástica Laboral 9h - Medicina Chinesa 9h - Varal de Poesias Dia 27 (Sexta-feira) 9h - Lançamento do Projeto: Destaque Servidor Macaé 9h - Dinâmica de Valorização da Mulher- Secretaria de Políticas para as mulheres Dia 28 (Sábado) 9h - Torneio de Futebol do Servidor - Secretaria de Esportes (no Estádio Cláudio Moacyr)


* Texto: Jornalista Liliane Barboza / Fotos: Maurício Porão e Divulgação / Comunicação Macaé


Divulgação:




Macaé / RJ





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page