top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Artesanal crochê, maxi saia e outras tendências em alta marcam desfile dos artesãos de Macaé


Cento e cinquenta peças de 25 artesãos são desfiladas em técnicas de crochê, tricô, macramê, bijuterias de linha e outras


O artesanal crochê, a maxi saia, o cropped, o metal e prata, o jeans, rasteirinhas em pedraria e o vestido com babado foram algumas tendências em alta da primavera/verão 2024 mostradas no Desfile de Moda Artesanal na noite deste sábado (21) na estrutura de palco montada na orla da Praia dos Cavaleiros.


Organizado pela Secretaria de Cultura e a Associação Polo de Artesanato de Macaé, o desfile teve como tema o primeiro verso do Hino de Macaé, “Onde o mar beija a areia morena” e evidenciou a produção de 150 peças de 25 artesãos. A Secretaria de Turismo apoiou o evento com toda a estrutura e a feira de artesanato foi realizada no local.


- Neste desfile unimos o hino que representa nossa cidade e história; a beleza natural de Macaé; o artesanato como expressão cultural popular do município e nossa proposta de estimular o crescimento desta atividade artística, como forma de elevar a fonte de renda das famílias e preservar essa tradição cultural local – destacou o secretário de Cultura, Leandro Mussi, ressaltando que os símbolos de Macaé como a macaíba estão sempre presentes nos trabalhos dos artesãos.


As roupas e acessórios apresentados foram criados a partir de diversas técnicas como: fuxico, crochê, tricô, macramê, bijuterias de linha, tecido, metal e prata, cestaria, biscuit, bordado, pintura a mão, customização de jeans com beneficiamento do crochê e costura criativa.


O coordenador de artesanato da Secretaria de Cultura, Bruno Ribeiro, enfatizou que todas as peças estão disponíveis nos estandes dos artesãos. “Este evento traz oportunidade para que o turista conheça o talento dos nossos artesãos, o que expressa a força e a criatividade dos nossos artistas que sabem trabalhar com as mãos”, frisou.



A Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde deram apoio ao evento. O DJ Felipe Tanus agitou o desfile com seu repertório eclético.



De moda praia a vestidos: opções também incluem bolsas e tiaras


O desfile contou com apresentação de moda praia com biquínis, cangas, saídas de praia, sandálias decoradas, chapéus, bolsas e bijuterias. O clima entrou na moda vespertina com roupas como regata masculina, camiseta, minissaias, vestidos, shorts, calças, viseiras, bonés e tiaras.


As peças fashion da noite foram os vestidos, maxi saias e croppeds. Desfilaram adultos e crianças. “Demonstramos nesse evento que mesmo Macaé tendo se transformado numa cidade cosmopolita que acolhe pessoas de todos os lugares, guardamos em nosso coração a identidade desta terra, demonstrando assim a cultura de um povo através do artesanato”, comentou a presidente do polo, a artesã Juliana Fonseca.


A artesã Scheila Mota mostrou sua arte de lycra com crochê em peças como bolsa jeans com reaproveitamento de calça jeans – tendência também de sustentabilidade, muito seguida pela moda na época atual - e biquínis. Ana de Souza apresentou jaqueta jeans com crochê, jaqueta jeans e vestido com customização, blusas e camisetas bordadas com alusão à Macaé.


A comerciante Virgínia de Souza, de 32 anos, assistiu ao desfile nesta noite e elogiou as peças. “Acho que em todas as estações tem que ter esse desfile, as artesãs são muito criativas e já quero comprar algumas peças”, avaliou.


A Associação Polo de Artesanato de Macaé nasceu da aspiração de um grupo de artesãos com objetivo de promover o artesanato macaense e a economia criativa. Artesãos participantes do desfile foram: Atelier Laço de Fita, La Plata Atelier, Maria Arteira, Aretê Casa e Jardim, Rozeli Lanzoni Costura Criativa, Ana Arte à Mão, Bella Artesanato, Carmen Coutinho crochê, Cedro Acessórios, Maria Fuxiqueira Artesanato, Cida Artes em Crochê, Denise Scarpa Ateliê, Dalú Bonecas de Pano, Menina Arteira atelier, Nuvem Tricô e Crochê, Evellyn Almeida Ateliê, Acquamarine, Fulano de Tal, Jack Artesanato em Biscuit, R Marias Ateliê, Scheila Mota, Vicsan e Artesã Poli. * Texto: Janira Braga / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:




Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ











4 visualizações0 comentário
bottom of page