• Jornal Esporte e Saúde

Artesãs ganham novo espaço em Macaé



Patrícia Gabriel faz manualmente laços e arquinhos infantis e é artesã há menos de um ano, ofício que adquiriu na pandemia. Vera Lúcia Costa comercializa roupas de pets e é artesã há 45 anos. Nesta segunda-feira (30) uma ação da Prefeitura de Macaé as uniu: a inauguração de mais um Espaço Arte Mulher, desta vez no Terminal Central.


O Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc é vinculado à Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e firmou parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para o retorno das atividades do artesanato ao Terminal Central.



- Será muito importante esse espaço para nós - comentou a artesã Poliana da Silva, que faz trabalhos manuais em EVA. "Estamos muito felizes", acrescentou Selma Aguiar, de 70 anos, artesã há 12 anos e autora de diversos designers de bolsa, jogo de cozinha, pano de prato disponíveis no Espaço Arte Mulher, para a venda.



A artesã Nilza da Silva, de 68 anos, artista há 12, já está com sua arte manual, composta de acessórios de cabelo e boneca, para ser comercializada no Espaço Arte Mulher, que vai funcionar de 8 à 17 horas de segunda a sexta-feira. "Esta é uma possibilidade de buscar autonomia para essas mulheres com colocação no mercado de trabalho através de sua arte", comentou a coordenadora geral de políticas para as mulheres e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Jane Roriz.



De acordo com a coordenadora responsável pelo Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc, outros espaços dedicados à comercialização de produtos manuais de artistas da cidade são o Centro Cultural e a rodoviária. "Aqui (Terminal Central) damos preferência às mulheres porque acaba sendo a fonte de renda da família. A gente quer fortalecer isso. Se uma mulher tem interesse em comercializar aqui, deve entrar em contato com o Espaço Mulher Cidadã pelo telefone 2796 1149 ou 2796 1045", informou.



* Jornalista: Janira Braga / Fotos: Rui Porto Filho.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.




23 visualizações0 comentário