• Jornal Esporte e Saúde

Apresentação de diretrizes para 2020em Macaé marca boas-vindas a diretores



A Secretaria Municipal de Educação reuniu os diretores das 106 escolas da rede pública municipal de ensino, nesta sexta-feira (31), na Cidade Universitária, para informar as diretrizes deste ano letivo. Eles receberam notícias para a volta às aulas, na próxima terça (4), como a criação do complexo que atenderá alunos com deficiência visual e auditiva da Educação Infantil ao 9º ano, tendo como prioridade a Educação Inclusiva; a realização da Jornada Pedagógica de 16 a 20 de março, no Centro de Convenções, com a presença de grandes teóricos da Educação no Brasil; as peças de uniformes escolares que começarão a ser entregues às escolas; e a abertura de 200 vagas para servidores da Educação para curso superior em parceria com a Fafima que formará, em fevereiro, 70 Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) da rede.




“Agradeço o carinho e a dedicação das equipes que atuam diariamente na Secretaria de Educação e reafirmo que todas as nossas ações existem e funcionam ouvindo o colegiado antes de tomar qualquer decisão. Este ano será com novas realizações e responsabilidades para todos nós. Somos uma equipe, a da Educação de Macaé, e trabalhamos juntos para atender sempre melhor a população contribuindo para o futuro de nossos alunos com qualidade de vida para eles e as suas famílias”, destacou Guto.




Ele explicou que, devido ao grande número de escolas da rede, a entrega dos uniformes será feita de forma gradativa, a partir da próxima segunda (3), até que todas as unidades sejam atendidas, incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O secretário falou ainda da abertura de quatro novas salas de recursos multifuncionais no Colégio Coquinho e nas Emeis Laura Sueli Bacelar, Iracy Pinheiro Marques e Fazenda Santa Maria e do cumprimento da matriz curricular.




Guto informou também que os parquinhos infantis adquiridos pela Educação serão instalados este ano em 30 escolas municipais, incluindo a região serrana, com cronograma iniciando neste primeiro semestre. Também serão entregues 1.500 laptops e computadores para agilizar o atendimento à população nos setores administrativos das escolas e para os laboratórios das unidades. Com relação ao ar condicionado, o secretário explicou que as escolas que já receberam o equipamento dependem da preparação da rede elétrica, solicitação esta que já foi feita à concessionária Enel e aguarda a sua execução. Já as escolas que ainda não receberam o aparelho, vão receber em breve.


Jornada Pedagógica é destaque no encontro


Um dos destaques do encontro foi o anúncio da realização da Jornada Pedagógica, de 16 a 20 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, reunindo grandes nomes da Educação brasileira. A Jornada faz parte da formação continuada dos profissionais da Educação e será para todos, incluindo porteiros, auxiliares, administrativos, além dos professores, orientadores e diretores.


A Secretaria de Educação também dará as boas-vindas do ano letivo aos pais dos alunos nas escolas falando sobre as regras e a organização das unidades, como é feito todo ano na abertura escolar.


A Educação Integrada apresentou o tema de trabalho de 2020: “Viva a Cultura Popular Brasileira”. O secretário pediu engajamento das escolas na campanha do Dia D de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, para que todos estejam envolvidos, professores, alunos, pais e a comunidade no entorno para a conscientização contra a doença.


O encontro reuniu representantes das superintendências e coordenadorias da Secretaria de Educação que passaram as ações para os diretores. Participaram as superintendentes Administrativa, Ana Paula Aguiar; de Educação Infantil, Mariana Duarte; de Ensino Fundamental e Médio, Balade Ayala; e de Educação Integrada, Janaína Pinheiro; e os coordenadores de Assuntos Jurídicos, Beatriz Errichelli; e de Logística Escolar, Tiago Umbelino.


* Jornalista: Elis Regina Nuffer/Foto: Ana Chaffin/Comunicação Macaé.


2 visualizações0 comentário