• Jornal Esporte e Saúde

Ambiente: em Macaé diálogo e parceria marcam as ações


A reunião entre Ambiente e Guarda Ambiental foi importante para ampliar o diálogo sobre projetos para a população

Foto: João Barreto / Foto: reprodução internet.


O Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, administrado pela Prefeitura de Macaé, foi o tema central da reunião realizada entre a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e a Guarda Ambiental, na última sexta-feira (3). Diálogo,


trabalho integrado e melhor atendimento à população foram os destaques do encontro durante visita à sede da Guarda Ambiental, que fica no parque, do secretário de Ambiente, Juninho Luna, e o coordenador de Fauna e Logística, Fernando Barreto. O Parque do Barreto, essencialmente, existe para preservar a restinga e impedir o avanço do mar. Na unidade também funciona a coordenação do parque, ligada à Secretaria de Ambiente, que compartilha o espaço com a Guarda Ambiental, ligada à Secretaria de Ordem Pública.


“Este nosso encontro reforça a parceria entre os órgãos municipais e mostra que estamos presentes e atentos às ações para a realização do trabalho em prol da população. A Secretaria de Ambiente está de portas abertas para, juntos, encontrarmos soluções para as questões ambientais que são essenciais”, destacou o secretário Juninho Luna, durante reunião com a comandante da Guarda Ambiental, Raquel de Faria. Luna falou das prioridades da Secretaria de Ambiente com relação às unidades de conservação que devem ser transformadas em áreas de lazer e turismo sustentável levando as pessoas a conhecer, cuidar e amar a natureza. A comandante também enfatizou a importância do trabalho compartilhado. “As diretrizes da atual gestão são que as ações devem ser participativas, com trabalho em conjunto, o que gera resultados positivos para o município e os cidadãos. É assim que trabalhamos, é assim que entendemos um trabalho de qualidade”, disse Raquel. O secretário conheceu mais de perto os projetos da Guarda Ambiental como o patrulhamento na região serrana e as ações preventivas e ostensivas na área urbana. A comandante destacou os projetos de Educação Ambiental como “Resgatando o passado e Semeando Futuro” e “Meio Ambiente lugar bom de morar, bom de viver”, entre outros desenvolvidos pela Guarda Ambiental e parceiros. O Parque Natural do Barreto tem importância fundamental para o ambiente em Macaé, uma vez que a cidade é de região costeira e a unidade contribui para fixar o solo da restinga e também para o fluxo das aves. A equipe de Ambiente cuida da preservação do parque e é responsável, também, pela visitação pública. "Atualmente, o parque está fechado para visitas presenciais devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), mas estudamos reativar as atividades assim que possível", explicou um dos coordenadores, Norton Franco, presente no encontro. Ele lembrou que as visitas são gratuitas e o parque oferece trilha ecológica, brinquedos ao ar livre e podem participar grupos de escolas, escoteiros e outros que amam estar em contato com a natureza e preservar o que ela oferece. “O nosso bioma precisa ser conhecido e preservado. Com uma secretaria atuante e próxima a gente consegue”, disse Norton que atua na coordenação junto com Henrique Abrahão. O parque fica entre o mar e a Rodovia RJ-106 (Amaral Peixoto), pouco antes do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, no sentido Centro-Barreto. Também participou da reunião o coordenador Operacional da Guarda Ambiental, Carlos Almir.


Foto: João Barreto / Foto: reprodução internet.


* Jornalista: Elis Regina Nuffer / Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:




5 visualizações0 comentário