top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Alunos e alunas do BRK Qualifica visitam Estação de Tratamento em Macaé-RJ

Participantes do curso para formação de bombeiras e bombeiros hidráulicos promovido pela concessionária acompanharam como acontece a coleta e tratamento de esgoto na cidade


Foto: Divulgação


Os participantes do projeto BRK Qualifica, curso gratuito oferecido pela concessionária que atua na coleta e tratamento de esgoto em Macaé-RJ para a formação de bombeiras e bombeiros hidráulicos, participaram de uma aula diferente no último final de semana. Isso porque o grupo visitou uma estação para acompanhar como é realizada a coleta e tratamento, além de saberem mais sobre o trabalho de esgotamento sanitário realizado pela empresa na cidade.


Em uma edição especial do programa “Portas Abertas”, os alunos do projeto realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI, além de a uma apresentação sobre a importância do saneamento básico na preservação do meio ambiente e na melhoria da saúde e qualidade de vida na cidade, puderam trocar experiências com os profissionais da empresa:

- Para nós da BRK, essa troca é sempre muito rica e, tenho certeza de que para os alunos e alunas que participam do projeto, é uma experiência que vão levar, não só enquanto participam do projeto, mas para a vida. Ficam os nossos agradecimentos e parabéns aos alunos por estarem dedicando seu tempo em busca do aprimoramento profissional que vai abrir novos caminhos e oportunidades de trabalho, mas também estão em busca de um crescimento pessoal por meio do conhecimento sobre saneamento e cidadania – disse o gerente Operacional da BRK, Renato Miranda.

Foto: Divulgação


A Karolinne Zebendo, assistente social e responsável pela disciplina de Desenvolvimento Humano do BRK Qualifica, lembra que, além da qualificação profissional, ações como esta complementam o desenvolvimento de habilidades sociais e competências importantes para os participantes do projeto: “A visita a campo, na estação da BRK, contribuiu positivamente para a formação dos alunos, inclusive para que eles sejam cidadãos mais responsáveis, à medida que refletimos sobre o saneamento básico, o destino de resíduos e os impactos ao meio ambiente. A visita trouxe uma aprendizagem que uniu a teoria com a prática, uma aula de conhecimento e reflexões das nossas ações enquanto sociedade”, pontuou Karolinne.

A aluna Rosilda da Silva concorda que este dia de aula foi especial, já que reconhece no saneamento um papel importante no desenvolvimento da cidade: “Foi uma visita muito interessante. Pude acompanhar processos que nunca tinha visto, alguns deles imaginava que aconteciam de uma forma, mas acontecem de outra, então foi um grande aprendizado. O tratamento de esgoto é um serviço muito importante para o município”, destacou.


Foto: Divulgação


O projeto BRK Qualifica está em sua terceira turma para a formação de bombeiras e bombeiros hidráulicos. As aulas acontecem na sede da Firjan SENAI Macaé e, ao final do curso gratuito, os alunos e alunas serão certificados (as) pelo SENAI, com reconhecimento pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).


* Texto: Jornalista Carlos Vinícus Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras


Divulgação:



Macaé / RJ



Macaé / RJ


13 visualizações0 comentário
bottom of page