• Jornal Esporte e Saúde

Alunos do Cláudio Moacyr participam de palestra sobre depressão

Cento e vinte alunos dos 8º e 9º anos do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, localizado na Barra de Macaé, participaram da palestra “Uma Conversa sobre Depressão, Suicídio e Mutilação”, na manhã desta segunda-feira (8), das 8h às 10h, no auditório Claudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária. O evento foi promovido pelo Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) a pedido da escola e faz parte de atividade formativa da unidade..




A palestra foi ministrada pelas psicólogas Alda Canabarra, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Daniela Oliveira e Rafaela Matos. A orientadora pedagógica do colégio Silvia Helena Carneiro, uma das responsáveis por levar as turmas à palestra, disse que houve a necessidade de abordar o tema para os alunos devido aos casos, principalmente, de autolesão registrados no colégio. “Muitos alunos estão passando por problemas de depressão, principalmente devido à desestruturação familiar, e precisamos falar com eles sobre este assunto que tem levado alguns a se mutilarem. Vivenciamos casos assim quase que diariamente no colégio”, afirmou.


J., 13 anos, contou que ficou muito nervosa depois que o pai de uma colega, que estuda no mesmo colégio, se matou. “Foi difícil. Fiquei até sem dormir uns dias porque o meu pai às vezes fala em se matar. Mas nem falei nada com a minha mãe. Achei que era normal me sentir assim. Mas agora vou contar tudo a minha mãe”, disse ela.

Outro aluno, R., 14 anos, disse que já viu um colega passando gilete no seu braço e ficou com medo. “Não falei nada no colégio nem em casa. Tive medo de contar. Achei muito estranho ele se cortar”, acrescentou.


A palestrante Alda Canabarra falou aos estudantes que as pessoas, de modo geral, sentem medo, têm problemas, e o melhor é dialogar com alguém próximo para tentar encontrar uma solução. “Soluções sempre existem. E, o mais importante de tudo, é sonhar. Sonhar com coisas boas para o futuro”, destacou.


A psicóloga Daniela apresentou no telão uma música de Legião Urbana, banda que sempre falou de conflitos, e foi um momento que chamou bastante a atenção dos estudantes. “A adolescência é uma fase em que queremos fazer tudo ao mesmo tempo, porém, não temos maturidade para enfrentar tudo sozinho. Como diz a música: o amanhã é um novo dia. Devemos pensar e agir sempre assim para enfrentarmos os problemas da melhor forma”, enfatizou.


O CFCG é vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação. Oferece inúmeros cursos de formação continuada para os profissionais da área e a comunidade em geral. Interessados em saber a programação dos cursos oferecidos devem acessar o site do Centro de Formação: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao.


* Comunicação Macaé/Texto: Elis Regina Nuffer/Foto:Divulgação.


Patrocinado:








1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo