• Jornal Esporte e Saúde

Alunos do CAp e Pré-Vestibular farão segundo dia de provas do Enem neste domingo


Escola Estadual Luiz Reid, será um dos locais onde háverá a prova

Foto: Reprodução internet


Os cerca de 300 alunos do Colégio de Aplicação (CAp) e Pré-Vestibular Social, ambos da prefeitura, inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram preparados o ano inteiro de forma remota, em 2020, para as provas. O tema da redação, no último domingo (17), não foi surpresa para eles, uma vez que foi trabalhado pelos professores nos simulados em aula. No próximo domingo (24) eles farão as provas impressas de matemática e ciências da natureza.


Coordenador do Pré-Vest, o professor Reginaldo de Moraes disse que, na sua avaliação, o melhor do primeiro dia de provas para os alunos foi o tema da Redação, uma vez que o professor de Português e Redação do projeto, Rodrigo Araújo, foca as aulas com ênfase no manual do Enem e as técnicas de redação, sugerindo temas que podem ser abordados. E acertou em cheio. O tema da Redação do Enem este ano foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". A população foi atingida pelo isolamento provocado pela pandemia do coronavírus.


Os professores das demais disciplinas também descomplicam a forma de passar o conteúdo da grade regular ofertada no Pré-Vestibular e no CAp. Eles trabalham "de olho no Enem" e têm os melhores resultados no ranking nacional do exame de todos os anos, com índices entre 70% e 80% dos alunos aprovados para universidades públicas do país e de Portugal. A diretora do CAp, Wanessa Leal, disse que, depois que terminar o Enem, terá o retorno dos alunos de como foram nas provas.


O coordenador municipal da Fundação Cesgranrio, organizadora do Enem, Wagner Scbeid, confirmou a realização das provas em Macaé no próximo domingo (24) e disse que os locais serão os mesmos do primeiro dia. Quem não fez a prova dia 17 deve informar ao Inep pela página do participante no endereço: https://enem.inep.gov.br/participante.


- Locais das provas


A rede municipal colabora com a organização do Enem cedendo espaços para a aplicação das provas que serão aplicadas, novamente, nas escolas municipais Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Samuel Brust (Barra), Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Zelita Rocha (Aeroporto), a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), e no Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste).


Além dessas escolas, haverá prova nos seguintes locais em Macaé: Universidade Estácio de Sá, Unigranrio, Escola Estadual Primeiro de Maio, Escola Estadual Luiz Reid, Colégio Estadual Matias Neto, Castelo, Colégio Estadual Télio Barreto, Ciep Carlos Emir, Colégio Estadual Rachel Reid, Colégio Engenheiro Álvaro Bastos, e Escola Estadual Visconde de Araújo.


O Enem é realizado anualmente pelo Inep/MEC, avalia o desempenho dos estudantes e é a forma de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) dos candidatos para concorrerem a vagas em universidades do país e portuguesas. Além disso, o exame colabora para a autoavaliação e o desenvolvimento de indicadores educacionais. As provas de 2020 seriam em novembro, mas foram prorrogadas para janeiro deste ano devido à pandemia do Covid-19.


- Higiene e saúde


As escolas serão, de novo, higienizadas antes da aplicação do exame e organizadas também para garantir um distanciamento social adequado à aplicação das provas com segurança. O coordenador do Enem lembrou que, durante a aplicação do exame, todos devem seguir as medidas de biossegurança de prevenção à Covid-19, tanto alunos quanto a equipe que atua no processo, a fim de evitar aglomerações. As principais medidas são uso de máscara por todos, higienização com álcool em gel e distanciamento. Só é permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.


* Jornalista: Elis Regina Nuffer


Patrocinado:






4 visualizações0 comentário