• Jornal Esporte e Saúde

Alunos de Macaé são ouro no Brasileiro de Corfebol



A equipe Corfebol CRI, que integra alunos-atletas dos colégios municipais Raul Veiga (Glicério) e Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade), faturou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Corfebol na categoria sub 19 e quarto lugar na categoria sênior. A programação é considerada um dos principais eventos do país e terminou no domingo (15) na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O aluno Josué Conceição Ferreira Pinto ganhou os prêmios de atleta revelação, melhor artilheiro sub 19 e sênior. A aluna Ana Carolina Guimarães Dias ganhou como

artilheira de destaque na categoria sub 19.


Este é o primeiro Brasileiro que o time de Corfebol CRI participa. Quatorze estudantes da região serrana fizeram parte do evento, que contou com as equipes Rio-Corfebol, Viver Maricá, UFRJ e São Paulo. O campeonato foi uma preparação do time, que foi convidado a integrar a seleção brasileira em abril de 2020, quando vai para o Campeonato Mundial de Corfebol Sub19-2020 em Leeuwarden, na Holanda.


De acordo com a diretora do Raul Veiga, Jane Parente, a proposta da equipe CRI é continuar promovendo eventos para angariar recursos para conseguir ir ao campeonato. Já a professora responsável pela equipe, Priscila Prezza, lembra que a vitória é motivo de orgulho para as unidades Raul Veiga e Ivete Santana.A modalidade do Corfebol iniciada na Holanda se assemelha ao basquetebol .O esporte é reconhecido pela inclusão, sendo que a partida conta com dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino.


Recentemente, a equipe CRI ficou em terceiro lugar no Campeonato Internacional da modalidade, quando foram convidados pela Federação de Corfebol do Estado do Rio de Janeiro, entidade reconhecida pela Federação Internacional de Corfebol, a participar da disputa internacional.


A rede municipal conta com equipes de Corfebol nas unidades escolares Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade), Sana, Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Raul Veiga (Glicério), além do time Corfebol Macaé, que integra atendidos do polo Fronteira, na Barra e estudantes das proximidades das unidades municipais da Fronteira e Barra de Macaé. A participação dos representantes de Macaé nos torneios nacionais e internacionais é destaque na página da Federação de Corfebol.




* Texto: Joice Trindade/Fotos: Divulgação/Comunicação Macaé.



5 visualizações0 comentário