• Jornal Esporte e Saúde

Alunos da Escola Olga Benário desenvolvem projeto "E-co @gente"



“A escola não deve apenas ensinar aos alunos sobre sustentabilidade. A escola deve ser sustentável”. Com essa proposta, o projeto E-co @gente, desenvolvido por alunos da Escola Olga Benário Prestes, foi um dos vencedores da maratona online Hackathon Macaé Conecta, da Secretaria de Educação. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de Macaé através da ciência, tecnologia e inovação, otimizando produtos e serviços que impactem a melhoria da qualidade de vida da população.



O E-co @gente consiste na implantação de ideias inovadoras na temática ambiental. De acordo com o coordenador do projeto, Gedmar Santos Carvalho, a primeira fase está sendo finalizada e consiste em coleta adequada de óleos vegetais; coleta de baterias e pilhas; e aproveitamento de água da chuva, que servirá para fins diversos, como limpeza de espaços, atividades de jardinagem e reaproveitamento nas descargas de vasos sanitários.



Já a segunda fase, prevista para o início do próximo ano, prevê a implantação de horta comunitária; programa de compostagem, que prioriza a coleta diferenciada de resíduos orgânicos; e implantação de placas solares fotovoltaicas, que visa a geração própria de energia e, como consequência, economia e sustentabilidade.



“A prioridade é ensinar ao aluno, acima de tudo, a tornar a sua vida sustentável. A crise hídrica e o aquecimento global são realidades tristes, por isso é necessário iniciativas como essa, e isso deve ser urgente. Além das práticas, vamos realizar ações de incentivo para que os alunos contribuam com o projeto de forma assídua e, com isso, possam envolver e conscientizar a comunidade”, pontuou Gedmar.



Uma das alunas inseridas no projeto, Julia Lopes, de apenas 14 anos, destaca a importância de multiplicar a informação. “Estamos vivendo uma realidade grave, por isso, eu consegui, em pouco tempo, várias garrafas de óleo vegetal que agora serão descartadas de forma consciente, só em falar sobre o assunto com meus familiares. Esse é o principal legado do nosso projeto: nos tornarmos multiplicadores da informação”, destacou Julia. O projeto E-co @gente também conta com a participação dos alunos Ana Clara e Andrei, de 13 anos de idade.



Hackathon Macaé Conecta - A maratona online Hackathon Macaé Conecta é uma ação da Secretaria Adjunta de Ensino Superior junto com o Laboratório de Inovação em Gestão Pública, Secretaria Adjunta de Planejamento, Secretaria Adjunta de Educação Básica, Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, e Coordenadoria de Robótica e Inovação - Programa #inovareaprender.


* Jornalista: Julie Silveira / Foto: Bruno Campos.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordnadoria de Jornalismo.


Patrocinado:







1 visualização0 comentário