• Jornal Esporte e Saúde

Alunas macaenses se destacam no Jiu Jitsu


A rede municipal macaenseé reconhecida como um celeiro de atletas

Foto: reprodução internet.


Em comum, elas dividem a paixão pelos tatames e sonho de se destacarem cada vez mais no esporte que amam: Jiu-Jitsu. E talento e dedicação elas têm de sobra. As alunas Yasmim Cruz Batista Dias dos Santos, da Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar), e Júlia Oliveira dos Santos (Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola), conquistaram - recentemente - medalhas de ouro e prata em campeonatos onde demonstraram talento e disciplina.


Estudante do 4º ano, Yasmim, de apenas 10 anos de idade, faturou medalha no Pan Americano de Jiu-Jitsu Kids, no Rio de Janeiro. Já Júlia Oliveira, 13 anos, aluna do 7º ano, ganhou - no mês de julho - o segundo lugar no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, e está se preparando para disputar neste domingo (26), a luta casada, no Rio de Janeiro. Na faixa laranja, Júlia coleciona outros títulos consagrados como "ouro" nos Pan Americano e SulAmericano Open de Jiu-Jitsu. Para o campeonato neste final de semana, a aluna se prepara com a mesma dedicação, que também é direcionada para as atividades escolares. "Quero trazer mais títulos para Macaé. O Jiu-Jitsu é maravilhoso", observa. Já Yasmim está na categoria faixa amarela, pesa 26 quilos e participa do projeto Golfinho, no Lagomar, onde se dedica aos treinos desde os cinco anos. Também empenhada na escola, ela participa - até o final do ano - de várias competições estadual e regional. Incentivada pela irmã Diana, que também praticava o esporte, a menina comemora as medalhas e tem planos para o futuro. “Estou feliz. Amo o Jiu-Jitsu, meu sonho é participar do Pan Americano de Jiu-Jitsu Kids, promovido na Califórnia, nos Estados Unidos”, almeja.

A rede municipal macaense é reconhecida como um celeiro de atletas. Orgulhosas, as secretárias de Educação, Eliane de Araújo, e Adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, frisam que "a pasta prima pela integração da educação, esporte e cultura".Considerado um excelente exercício físico, o jiu-jitsu desenvolve disciplina e dedicação. Para as diretoras Joelma Vieira (Paulo Freire) e Rafaela Silva ( Ciep Leonel de Moura Brizola), cada vez mais os esportes têm contribuído com o desenvolvimento dos alunos. "Ficamos com orgulho e vamos continuar incentivando nossos alunos a despertar habilidades para artes, esportes, robótica, entre outras áreas", frisam. Jiu-Jitsu- Cada vez mais o Jiu-Jitsu feminino tem ganhado destaque no país com a realização de campeonatos e eventos de luta casada. As praticantes do sexo feminino, principalmente estudantes estão se evidenciando ma arte marcial japonesa, que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente.


* Jornalista: Joice Trindade / Foto: reprodução internet.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:




9 visualizações0 comentário