top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Agosto Dourado: ações reforçam importância do aleitamento materno



Para celebrar o Agosto Dourado, a Prefeitura de Macaé segue com ações da Semana Municipal de Aleitamento Materno. Com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a atividade foi realizada nesta quarta-feira (9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro de Santana. O objetivo foi levar orientações em uma sala de espera especial com decoração e exposição de fotos, além de diálogos sobre a temática com direito a lanche e brinde. A unidade tem uma média de 200 atendidos por semana.


Atendidas na UBS Morro de Santana receberam orientações sobre o assunto


O mês de agosto é reconhecido por destacar a importância da amamentação e, em Macaé, a Gerência de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde tem a proposta de fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam ainda mais reforçados no município. Nesta quarta-feira, na ESF do Morro de Santana os atendidos receberam orientações específicas sobre a importância da amamentação, benefícios, mitos, preparo, dor e desmame. A abordagem foi feita pela enfermeira obstetra e coordenadora de Promoção da Saúde, Juliana Nunes e pela dentista que atua na unidade, Maria da Graça Tostes Costa.

“Resolvemos realizar esta programação especial, pois a maior parte das nossas atendidas amamenta. Daí, a importância de tratar do tema não apenas para a criança, mas para a saúde da mãe. Também vamos realizar o reforço do tema da campanha com a abordagem sobre o que a família pensa sobre o aleitamento, enquete sobre amamentação e apontaremos dicas sobre o apoio, a prevenção de doenças e até questões emocionais”, salientou Juliana. Ela lembra que, nesta sexta-feira (11), a equipe da UBS estará às 13h, na Escola Municipal Amil Tanos, na ação do Programa Saúde na Escola (PSE) de cobertura vacinal junto aos alunos do 1º ao 5º ano. A ação é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação.

A programação foi elogiada pelas atendidas que amamentam e pelas que já passaram por esta fase. Entre elas está Alessandra Santos. A moradora do Morro de Santana contou que amamentou seus seis filhos e que o caçula de um ano e três meses segue sendo amamentado. “O Marcos Vinícius só tem benefícios na saúde com a amamentação. Ele está crescendo e se desenvolvendo bem”, contou. Da mesma opinião é Mislene Valério do Nascimento. Acompanhada da pequena Ana Beatriz, de quatro anos, ela lembrou que fez questão de amamentar a filha até dois anos. “Tive que trabalhar e não pude estender a amamentação, mas o leite materno ajuda muito na saúde”, falou.

Durante a ação, a atendida Ana Paula Jesus comentou que iria voltar com o filho Luiz Artur, de cinco meses, para receber dicas de como melhorar a amamentação. “Ele nasceu prematuro, ficou internado e apareceu a necessidade de combinar fórmula com o leite materno. Mas, soube aqui que posso estimular e ter posturas que vão ajudar muito na hora de amamentá-lo”, comentou.

Unidade – A UBS oferece atendimento de pediatria, ginecologia, clínica geral, pré-natal, coleta de procedimentos, vacinação, curativo, prevenção e serviço odontológico. A unidade funciona na Rua Leopoldina Neves Pinheiro, s/nº, Morro de Santana. Próximas ações - Vale lembrar que, ao longo do mês, a Gerência de Alimentação e Nutrição promoverá oficinas, palestras em sala de espera, reuniões, mapeamento com avaliação nutricional, roda de conversa e inauguração da sala de Acolhimento Materno. Na próxima terça-feira (15), acontece a "Oficina de atualização em amamentação e alimentação complementar", voltada para profissionais da rede municipal de saúde. O evento será em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no auditório do bloco B da Cidade Universitária.


* Texto: Jornalista Joice Trindade / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:



Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé / RJ



Um lindo presente para o Dias dos Pais

Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



3 visualizações0 comentário
bottom of page