top of page
  • Jornal Esporte e Saúde

Aedes aegypti: Cevas prossegue em Macaé com ações de combate ao mosquito



A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (CEVAS), da Secretaria de Saúde, realizará de terça-feira (29/11) até sexta-feira (2/12), mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, zika e Chikungunya, em diversos pontos da cidade.

Os agentes de combate a endemias estarão realizando visitas nos bairros Cajueiros, Nova Malvinas, Horto, Miramar, Riviera Fluminense, Jardim Guanabara, Nova Holanda, Parque União, Lagomar e Frade.


Além disso, as equipes também vão realizar o trabalho de pulverização com o carro fumacê para o bloqueio químico do inseto. Os trabalhos acontecem às 5h e 18h nas seguintes localidades: Cajueiros, Bairro da Glória, Aroeira, Centro, Novo Cavaleiros e Lagomar.

Os agentes orientam os moradores que durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, as portas e janelas das casas devem ficar abertas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.


O Cevas Itinerante será no bairro do Horto nesta terça-feira (29) e quinta-feira (1º de dezembro). Haverá ainda ações em pontos estratégicos a partir desta segunda-feira (28) até o dia 12 de dezembro, em borracharias, ferros velho e órgãos públicos, nos bairros Lagomar, Riviera Fluminense, Barra, Aroeira, Virgem Santa e Centro.

Cuidados


A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

* Jornalista: Liliane Barboza / Foto: Bruno Campos / Arquivo / Comunicação Macaé





Macaé - RJ


Peça através do link: https://www.ecta.com.br/ArenaDoSabor

1 visualização0 comentário
bottom of page