• Jornal Esporte e Saúde

Acupuntura: conheça os benefícios


© Shutterstock Acupuntura clássica.


Muita gente ainda tem receio de realizar métodos e acupuntura. Mas, a técnica, com ou sem agulhas, traz diversos benefícios à saúde, desde físicos a emocionais. Conheça abaixo quais são.


Acupuntura: como funciona?


A acupuntura é uma técnica chinesa bastante usada e eficaz. A etapa mais comum consiste em aplicar agulhas em pontos definidos no corpo proporcionando efeitos terapêuticos.

O médico espeta pequenas agulhas em partes do corpo (tudo depende de cada pessoa). Quando a agulha afeta a pele, ela causa uma microinflamação que produz de forma natural a produção de endorfina, cortisol e seratonina – proporcionando a melhora da dor ou mesmo a cura.


Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, porém, apenas um especialista na técnica pode realizar o processo do contato da agulha com a pele, pois, apesar da etapa não ser dolorida, os pontos das agulhas são determinados pelo médico, caso contrário, você pode atingir algum nervo, o que pode levar a dor e ao inchaço.


Tipos de acupuntura


Existem diferentes tipos de acupunturas e cada uma delas apresenta um resultado diferente.


1- Acupuntura clássica


São inseridas pequenas agulhas em partes do corpo para estimular o fluxo de energia do corpo. Por ser a mais comum, ela é indicada para tratar diversas doenças.



2- Acupuntura auricular



© Shutterstock Auricular.



Também conhecida como auriculoterapia, ela normalmente é indicada em casos de dores, doenças físicas e emocionais. O diferencial dessa técnica é que ela pode ser ou não feita com agulhas. As outras opções são: sementes de mostarda ou pequenas esferas. A agulha ou esfera deve ser colocada na orelha.


3- Eletroacupuntura


A eletroacupuntura é a estimulação das agulhas a partir de uma pequena carga de impulso elétrico. Normalmente indicado para o tratamento de dores agudas ou patologias.



4- Sonoacupuntura



© Shutterstock Sonoacupuntura.



Para estimular zonas corporais, a sonoacupuntura é feita com uma frequência de 400Hz de ondas sonoras e é indicado principalmente para quem sofre com insônia, tensão muscular e estresse.


5- Cupping



© Shutterstock Cupping.


Essa provavelmente você já deve ter visto em filmes. O cupping utiliza objetos como jarras e xícaras, na qual são aquecidas para realizar a sucção quando em contato com a pele. O cupping ou também conhecida como ventosa é indicado para melhorar a circulação sanguínea e dores musculares. Método muito usado por esportistas.


6- Moxabustão



© Shutterstock Moxabustão.


É conhecido pela queima da erva Artemisia Vulgaris (moxa) para defumação em pontos específicos do corpo. O processo promove o aumento da circulação e protege contra doenças respiratórias.


7- Acupressão


Mais parecido com uma massagem, a acupressão consiste na pressão dos dedos em pontos que são realizados a acupuntura, mãos e pés. Proporciona o mesmo efeito que as agulhas, porém, ela também pode ser feita em bebês e crianças.


Acupuntura: indicada em quais casos?


- Dores de cabeça;

- Depressão, estresse e ansiedade;

- Alergias;

- Insônia; - Doenças respiratórias;

- Síndrome dos ovários policísticos;

- Dores crônicas na coluna;

- Sintomas da TPM;

- Lesões;

- Casos de tabagismo;

- Incontinência urinária


Vale lembrar que nem sempre a acupuntura tem o poder de cura, mas sim, é necessária a consulta com o seu médico e seguir os tratamentos indicados.


* MSN/Estilo de Vida/ Raquel.


Patrocinado:





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo