top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Abrigo de Inverno começa a funcionar no Hotel de Deus em Macaé




Com a queda da temperatura, a previsão de massas de ar frio durante o inverno e diversos dias com um amanhecer bem gelado, Macaé ativou na noite desta segunda-feira (3) o Abrigo de Inverno. O objetivo é receber pessoas em vulnerabilidade social em noites mais frias. O equipamento temporário é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e funcionará até setembro.



"Abrimos o espaço para as pessoas que estão em situação de rua para a disponibilização de um local quente, com dormitório e alimentação", destacou o prefeito Welberth Rezende.



A importância do acolhimento foi ressaltada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Sabrina Nunes.



"A proposta é oferecer pernoite todos os dias da semana para os usuários referenciados no Centro Pop", detalhou Sabrina, informando que o Abrigo vai funcionar das 18h às 8h, com alas masculinas e femininas.



Sabrina observou que a qualificação profissional também é uma vertente trabalhada pela Secretaria.


"Vamos dar toda a infraestrutura para que vocês consigam alcançar uma vaga de emprego", afirmou, se dirigindo aos assistidos, acrescentando que a pasta de Desenvolvimento Social estrutura um projeto com cursos em parceria com a Qualificação Profissional.


A Secretária citou os projetos do Centro Pop e Pousada da Cidadania e disse que o objetivo é mudar a realidade das pessoas em situação de rua.


"É importante salientar que é uma decisão das pessoas que estão em situação de rua virem pro abrigo, mas nossas equipes estão lá, conversando, divulgando e dando a possibilidade para eles estarem aqui", frisou.



Acolhidos aprovam projeto


W. F., de 32 anos; P. C. G., 50 anos; L. S., 54 anos; e M. B., 51 anos, iniciaram as atividades nesta segunda-feira (3) no Abrigo de Inverno.


"É um trabalho muito bonito e muito humanizado que a prefeitura faz", disse W.F.


Para P. C. G., o projeto é fundamental para os dias frios.


"Todos que trabalham aqui são muito profissionais", comentou L. S. "É muito importante pra gente", considerou M. B.


A Coordenadoria Especial de Odontologia da Prefeitura de Macaé esteve na abertura do abrigo e distribuiu kits odontológicos formados por fio dental, escova e creme dental.


"Ao longo de toda a temporada de inverno, vamos ministrar palestras sobre a importância da saúde bucal e entregar os kits", explicou a Coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt.


Localizado no Hotel de Deus, na Virgem Santa (Avenida Lacerda Agostinho, número 477), o abrigo tem 14 quartos e capacidade para acolher até 36 pessoas por noite. Os assistidos vão receber jantar, café da manhã e um kit de higiene pessoal composto, além da escova, fio dental e creme dental, de sabonete e toalha.


O vereador Reginaldo do Hospital participou do início das atividades do abrigo e também lembrou do trabalho desenvolvido pelo Centro Pop e Pousada da Cidadania.


"Estamos avançando em políticas públicas na questão de pessoas em vulnerabilidade social. Sou autor do projeto de lei Acolher e Qualificar, sancionado pelo prefeito, de ressocialização e qualificação profissional para esta população", ressaltou.


Pessoas que passam por atendimento social do Centro Pop poderão receber a assistência: todos os dias, às 20 horas, um ônibus disponibilizado pela prefeitura sairá da Praça Veríssimo de Melo em direção ao Hotel de Deus. O abrigo oferece leitos com colchões, cobertores e travesseiros para proporcionar noites mais confortáveis e seguras aos assistidos, além de chuveiros para banho com água quente.


* Texto: Jornalista Janira Braga / Foto: João Barreto / Comunicação Macaé


Divulgação:



Macaé / RJ



Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ





28 visualizações0 comentário
bottom of page