• Jornal Esporte e Saúde

Abertas inscrições para concurso 'Sua arte no livro didático'



Estarão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o primeiro concurso "Sua arte no livro didático”. Podem participar estudantes de escolas públicas do Ensino Médio. As escolas interessadas devem se cadastrar pelo site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo endereço é www.fnde.gov.br. A rede municipal atua com a implementação de ações, que visam contribuir para melhoria da execução do Programa Nacional do Livro Didático e o processo ensino-aprendizagem.


O objetivo do concurso é selecionar as melhores artes, cuja temática será a Bandeira Nacional. As vencedoras vão integrar a quarta capa de livros didáticos que compõem o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) destinado a atender ao Ensino Médio, no ano letivo de 2021. A programação promete movimentar escolas municipais que contam com turmas de Ensino Médio (região serrana), além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


O Secretário de Educação, Guto Garcia, explicou que participar de concursos como estes são importantes para a descoberta de talentos. "O Programa Nacional do Livro Didático é de suma importância, não apenas para incentivar a leitura, cuidados e conservação dos livros, mas para assegurar o processo ensino-aprendizagem de qualidade", destacou.


Segundo o secretário, Macaé está colhendo resultados positivos quanto ao Programa do Livro Didático. "Parabenizamos todos os profissionais envolvidos pela dedicação. O PNDL foi idealizado para prover às escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade. O Programa Nacional do Livro Didático também atende aos alunos da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino”, lembrou.


Recentemente, a Coordenação do Livro Didático da Educação realizou reuniões com cerca de 80 cuidadores ou responsáveis pelos livros didáticos nas escolas. O objetivo foi repassar orientações quanto à realização de campanhas educativas, recebimento dos livros didáticos, conservação, utilização adequada dos livros e remanejamento. Todas as intervenções visam garantir a utilização pedagógica, conservação e devolução dos livros didáticos reutilizáveis.


A Comissão de Avaliação será composta por um aluno da rede pública maior de 12 anos, que não esteja participando do concurso, um ilustrador profissional e três representantes do FNDE. Entre os critérios que serão considerados serão criatividade, contemporaneidade, harmonia estética, autenticidade e expressividade. A divulgação do resultado será no dia 3 de agosto.


A premiação para os cinco primeiros colocados será um computador, uma viagem à cidade de São Paulo para a premiação do concurso e ainda a inserção da arte no Livro Didático de 2021. Já os cinco segundos colocados serão premiados com tablet e viagem para a capital paulista. Os diretores e escolas dos vencedores recebem uma placa de participação. A cerimônia de premiação será realizada na Bienal do Internacional do Livro, em São Paulo.


* Jornalista: Joice Trindade/Foto: Arte/Comunicação Macaé.


6 visualizações0 comentário