top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

A menina mais veloz do Brasil é de Macaé!!!

Hakelly de Souza é campeã dos 100 metros no Brasileiro Sub-18 de atletismo


Hakelly de Souza- Foto reprodução


No Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-18 (para atletas até 17 anos), realizado na tarde dessa sexta feira (11) em Aracaju-SE, Hakelly de Souza Maximiano, de 14 anos, moradora do bairro Novo Horizonte na cidade Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro, simplesmente surpreendeu as suas adversarias e venceu a prova dos 100 metros rasos de forma espetacular.


A macaense se tornou a mulher mais rápida em sua categoria no Brasil. Estudante do 7° ano do CIEP Maringá, da rede municipal de ensino, Hakelly participa do Programa Atletismo Macaé, que acontece no CIEP Maringá.


Acompanhado do seu professor e técnico Hiller Endringer, Hakelly e mais 12 atletas do projeto enfrentaram, um percurso 1.712 km e 30 horas de viagem a Aracaju capital do estado de Sergipe. Depois de uma viagem bastante desgastante, ela tinha que encontrar forças e muita resistência para disputar a prova mais rápida e nobre do atletismo.


Garra e determinação


Hoje na prova dos 100 metros rasos Hakelly não largou muito bem, ficando bem atrás no início da prova, mas em reação espetacular ultrapassou as adversárias nos últimos metros com o tempo de 12"50.


Hakelly já havia feito o tempo de 12"19 no campeonato estadual, mas o vento na competição estava contra e atrapalhou um pouco, mas nada que impedisse a atleta a realizar esse importante feito.


Estreantes no pódio dos 100 m em competições nacionais a macaense comemorou muito a conquista.


"Estou bem feliz por meu título brasileiro porque só treino atletismo desde o ano passado. Tenho 9.37 nos 75 m e ainda sou sub-16", - disse Hakelly.


Ela foi descoberta pelo professor Hiller, no Programa Atletismo Macaé, projeto sócio-educacional desenvolvido no contraturno da escola, uma parceria do CIEP 455 Maringá, das Secretarias de Educação e Esportes da Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Etesco, uma empresa offshore da área do Petróleo.


"Treinamos na quadra da escola e nos arredores, em praças e na praia", comentou o professor. O "espelho" de Hakelly é Nykolli Alves, dos 400 m com barreiras, sua colega de projeto, "que já disputou o Troféu Brasil". – Afirmou Hiller.


A Competição


Cerimônia de abertura - A secretária de Estado do Esporte e Lazer Mariana Dantas participou da cerimônia de abertura e falou em nome do governador Fabio Mitidieri da satisfação de Sergipe receber pela primeira vez um Brasileiro de Atletismo.


Mariana informou que "Sergipe, o menor Estado do Brasil, quer estimular a sua população a conhecer outros esportes de perto". Também observou que o Governo do Estado do Sergipe faz um trabalho para integrar o esporte as áreas da educação, economia e cultura. "Quando trazemos um evento juntamos todas essas áreas, também estamos aproveitando a expertise da CBAt para capacitar profissionais e queremos que os atletas sejam exemplos de oportunidade para os nossos jovens. O esporte é uma saída de crescimento para o indivíduo."


Participaram do evento o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, o CEO da entidade Claudio Castilho, a presidente da Federação Sergipana de Atletismo Ethel de Menezes, o secretário Executivo da SEEL Washington Coração Valente, o diretor de Esporte da Unit Walter Thiirssen, representando o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça, e Antonio Hora Filho, da CBDE.


Todos os resultados estão disponíveis no minisite da competição CLIQUE AQUI


O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).


A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS:


O torneio prossegue até domingo (13/8), na pista da Unit de Aracaju com transmissão da TV Atletismo Brasil


O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que prossegue até domingo (13/8), na pista da Universidade Tiradentes, em Aracaju, Sergipe.


Nesse sábado, outro fenômeno do atletismo macaense entra na pista em Aracaju. Nykolli Alves disputa a prova dos 400 m com barreiras e também é esperança de pódio para Macaé.


O Portal Esporte Press Brasil vai atualizar todas as informações e a classificação dessa prova.


* ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz



30 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page