• Jornal Esporte e Saúde

Ações marcam Dia Internacional de Combate à LGBTfobia


A programação será realizada de 16 a 19 de maio em diversos locais

Foto arte: Reprodução internet


A Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero realizará, de 16 a 19 deste mês, várias ações no município para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado no dia 17 de maio. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o tema. A coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, explica que as ações contarão com a parceria do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, do Programa Rio sem LGBTFOBIA do Governo do Estado. "Teremos também a participação da Secretaria Municipal da Mulher. A luta contra a LGBTfobia ainda é diária por respeito e afeta a vida de milhares de pessoas", ressalta. Ela explica ainda que a data é um dos marcos mundiais mais importantes para a comunidade LGBTI+. Na ocasião, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990, reconhecendo que a homossexualidade é um estado tão saudável quanto a heterossexualidade. "Pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar e lutar contra o preconceito, a violência e discriminação, sobre uma nova perspectiva de que vivemos novos tempos de equidade, de tolerância, da garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero", destaca. A coordenadora Tayse enfatiza que as atividades serão conscientizadoras e informativas sobre a temática, com o objetivo de promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito, a violação dos direitos e a violência à população LGBTI+. Programação:

  • Dia 16/05 - Panfletagem com informativos sobre a LGBTfobia nos equipamentos de atendimento à população ( Cras e Creas).

  • Dia 17/05 - Ação conscientizadora e informativa para promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI+, em frente a Sociedade Musical Nova Aurora, das 9h às 16h.

  • Dias 18 e 19/05 - Jornada Formativa para os profissionais e servidores da Secretaria de Saúde, no auditório do Centro de Especialidade Dona Alba. A capacitação será realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos dois dias.


* Jornalista: Liliane Barboza \ Comunicação Macaé


Patrocinado:





4 visualizações0 comentário