• Jornal Esporte e Saúde

Ações individuais são fundamentais na luta contra o Covid-19

Com o rápido aumento de casos de Covid-19 em Macaé, mais do que nunca, é preciso uma ação conjunta – prefeitura e população – para redobrar os cuidados e evitar a veloz propagação do Coronavírus no município. Salvar vidas é fundamental nessa luta e, para isso, o esforço de cada pessoa - no cuidado consigo e com o próximo.

Álcool gel (Foto: TRADOL LIMYINGCHAROEN via Getty Images).

Foto: reprodução internet


Vale a pena repetir as medidas básicas: lave constantemente as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%. Se tossir ou espirrar, tampe o rosto com a parte interna do braço, evite beijos e abraços e aglomerações. Escolha o distanciamento social e evite ambientes fechados e cheios.


Usar máscara de forma adequada (tapando boca e nariz), evitar sair de casa, se puder, são outras ações individuais importantes nesse combate. Com isso, cada pessoa tem a responsabilidade cidadã de se proteger e proteger ao próximo, evitando – com esses cuidados e atitudes – que outros se contaminem, visto que, até mesmo os que ficam doentes, mas não têm sintomas, podem transmitir o vírus. E o mais importante: se sentiu algum sintoma procure atendimento médico. Se já sabe que está positivo para o vírus, fique em isolamento. Não coloque em risco a sua e a vida do próximo.


Entre as ações pontuais da Prefeitura, que visam proteger à vida das pessoas, continua na busca para a aquisição de mais vacinas, estão os bloqueios sanitários de 24 horas (agora, com aferição de temperatura), em pontos de acesso à Macaé, que restringem entrada de moradores de outros municípios. Quanto ao transporte público, a prefeitura celebra o aumento de 95 para 160 ônibus da SIT e mais 20 da empresa Macaense


Mais restrições – Para reduzir os índices de contaminação e reverter o crescimento da taxa de ocupação dos leitos de CTI destinados a pacientes graves da Covid-19, o prefeito Welberth Rezende,anunciou nesta quarta-feira (17) novas medidas de restrições que serão adotadas pelo governo.


* Jornalista: Carla Cardoso \ Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


7 visualizações0 comentário