Evento terá café da manhã e aferição de pressão arterial
“Precisamos de Alimentos, não de Tabaco”. Com este tema, será marcado o Dia Mundial sem Tabaco deste ano, nesta quarta-feira (31), com atividade educativa no Calçadão, em frente à sede da Sociedade Musical Nova Aurora, das 9h ao meio-dia.
O tema é uma referência à necessidade de reverter o dinheiro gasto com cigarros para a compra de alimentos. O objetivo da campanha é chamar a atenção dos tabagistas para reduzir ou zerar o consumo de tabaco e investir na qualidade de vida, melhorando a qualidade da alimentação.
O evento chama a atenção para os riscos de saúde associados ao uso do tabaco para os tabagistas, para quem está próximo e para o Planeta; a vulnerabilidade social; os gastos com cigarros; e o fato de colocarem em risco também a saúde de seus familiares diante da pobreza alimentar.
Uma pesquisa de preços realizada no fim de abril pela Área Técnica de Prevenção e Controle de Tabagismo (ATPCT), organizadora da campanha no município, constatou que o maço de cigarros custa, em média, R$ 9,00 cada e daria para comprar 1,3Kg de banana; ou 1,5Kg de laranja; ou 1Kg de batata inglesa; ou 2Kg de arroz; ou 1Kg de feijão; ou 1,5Kg de maçã; ou 1Kg de tomate; ou 800g de cenoura.
De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde/Organização das Nações Unidas (ONU), o uso do tabaco é a causa de morte mais evitável e atualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos no mundo.
Durante o evento, será ofertado um café da manhã com distribuição de folder alusivo ao tema. A ATPCT realizará o evento junto com alunos do curso técnico de Enfermagem do Instituto Politécnico de Ensino que farão aferição de pressão arterial. Na ação, eles serão supervisionados pelo professor, o enfermeiro Lucas Marins Baeta.
Haverá, ainda, apresentação do coral do Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda, sob a regência da fonoaudióloga Luciana Aguilar e do musicoterapeuta André Luís Carneiro; e de Dança Sênior, da Secretaria da Mulher.
A Área Técnica é um serviço de atendimento ao tabagista, vinculada à Gerência de Vigilância em Saúde. A equipe trabalha as ações com base em pesquisas que favorecem a implementação de políticas eficazes. Uma das atividades feitas com tabagistas indaga, via questionário, se deixam de comprar alimentos para dentro de casa para comprar cigarro e o “sim” é a resposta mais recorrente.
O tema da campanha mundial é “Cultive Alimentos, não Tabaco”, que foi adaptado para a realidade de Macaé, já que a economia do município não tem vocação para o plantio de tabaco.
A Área Técnica está localizada à Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro da cidade. Quem precisar de mais informações também pode entrar em contato pelo telefone (22) 2762.0413.
* Texto: Jornalista Elis Regina Nuffer / Prefeitura de Macaé
Divulgação:
Macaé / RJ
Macaé / RJ
Comentarios