• Jornal Esporte e Saúde

Ação de saúde bucal é realizada no Nuamc



Equipe da Coordenadoria de Odontologia do Trabalho da Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (22) ação no Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) da Aroeira. O objetivo é informar sobre a prevenção ao câncer de boca, técnicas para uma escovação correta, higiene bucal, entre outras doenças.


O dentista Alberto Mattos, que faz parte da equipe de Odontologia do Trabalho, explica que o trabalho de prevenção é realizado durante o ano todo.


"O nosso trabalho é educativo e umas das principais queixas são gestantes que possuem gengivite e nas crianças, a cárie. Para fazer o tratamento, é necessário que essas pacientes tenham o encaminhamento da unidade para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)", explica.




Já a dentista Luciana Lima ressalta que a ação também é destinada aos servidores para alertar sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como gorro, jaleco, máscara, luvas, óculos e sapatos fechados. A intenção é orientar sobre como evitar acidentes no ambiente de trabalho.


"Nós temos a oportunidade de orientar mulheres, crianças e servidores sobre a escovação correta dos dentes, o uso da pasta de dente ideal, entre outras informações importantes", disse.




Luciana acrescentou ainda que durante o trabalho de educação, crianças de até seis meses de vida são avaliadas para ver se possuem "língua presa", o que pode prejudicar na deglutição, mastigação e também a fala.


"Quando percebemos que a criança possui esse problema, é encaminhada pela unidade para a clínica de bebês, que também funciona no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)", acrescentou.


A dona de casa, Zeli Santos, que estava aguardando para ser atendida pelo médico, disse que prestou atenção às orientações passadas pelos profissionais, principalmente sobre a escovação correta.


"Não sabia que escovava os dentes de forma errada e vou até passar essas informações para os meus netos", contou. Ela comentou que procura visitar o dentista pelo menos uma vez por ano.


A ação da equipe de Odontologia do Trabalho da Secretaria de Saúde será realizada no Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) da Aroeira, também nesta quinta-feira (24), de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h.


O Núcleo fica localizado à Rua Francisco Alves Machado, 235, Aroeira.


* Comunicação Macaé/Jornalista: Liliane Barboza/Fotos: Ana Chaffin.



1 visualização0 comentário