top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ação da Prefeitura e BRK notifica moradores a interligarem imóveis à rede de esgoto em Macaé-RJ

Equipes também distribuem material para conscientização sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário


Ação de Fiscalização SEMA e BRK Valentina Miranda / foto: Divulgação


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a BRK, segue avançando com a ação para incentivar as ligações à rede de esgoto no Parque Valentina Miranda e na Imbetiba, em Macaé-RJ. Na ação conjunta, os proprietários que ainda não realizaram a interligação dos imóveis estão recebendo notificações do órgão municipal indicando o prazo de 30 dias para fazê-lo, além de um material de orientação sobre a importância da coleta e tratamento para a saúde e bem-estar dos moradores destas localidades.



A iniciativa já cumpriu cerca de 90% do cronograma de visitas aos imóveis das ruas mapeadas para esta etapa do trabalho no Parque Valentina Miranda e, de acordo com a Fiscalização da Secretaria, o trabalho, que já aponta evoluções em relação ao levantamento realizado em 2023, seguirá avançando.



- Os moradores que não ligaram os imóveis estão recebendo uma notificação complementar, indicando terem mais 30 dias, como benefício com relação ao prazo anterior. Desta forma, a gente acredita que muitas dessas conexões que ainda faltam, vão ser feitas, muitos até já iniciaram as obras para isso, outros receberam a notificação de bom grado. E para os questionamentos, que são normais por conta das mudanças, tanto a secretaria, quanto a BRK estão à disposição para sanar quaisquer dúvidas – explicou o coordenador de Fiscalização da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Edinilson de Oliveira Régis.



Além da ação de fiscalização e orientação, obras complementares para a instalação de mais dois poços de visita na Rua Jorge Costa estão sendo realizadas pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos e pela Secretaria Adjunta de Saneamento, em parceria com a concessionária, para evitar a possibilidade de transporte de esgoto pela rede pluvial (água das chuvas) até a Praia de Imbetiba.


Esgotamento Sanitário


Após as obras realizadas pela BRK, o sistema de esgotamento sanitário nos bairros Imbetiba e Valentina Miranda conta com cerca de 15 km de redes coletoras de esgoto, cinco elevatórias (estações de bombeamento) e mais de 1.600 ramais domiciliares disponíveis. Uma infraestrutura com capacidade de coletar e transportar todo esgoto sanitário da região levar até a Estação (ETE) Centro para o tratamento adequado.


- O nosso papel é oferecer apoio técnico e incentivar a população para que todos se interliguem à rede coletora de esgoto. Na Imbetiba e no Parque Valentina Miranda já foram implantadas todas as estruturas do sistema de esgotamento sanitário e estamos atuando neste trabalho de conscientização para que todos entendam que é importante que cada um faça a sua parte, contribuindo para que tenhamos, futuramente, bairros totalmente saneados – ressaltou o gerente de Operações da BRK Macaé, Renato Miranda.


Os moradores que acompanham as ações realizadas também estão na expectativa para o avanço das ações de saneamento. Alguns já fizeram a sua parte e esperam, em breve, um bairro com qualidade de vida ainda melhor.



- Acho de suma importância esta atuação da prefeitura junto com a BRK, porque o tratamento de esgoto traz a modernidade e a preservação para a Imbetiba. Eu mesmo concluí a obra na minha casa, que já está ligada à rede. E é indispensável que todos façam a ligação, pois será um benefício aos moradores e para a natureza, evitando a poluição na praia - disse José Silva, morador da Rua Maestro João Gemino.


Serviço


Para orientação aos proprietários de imóveis em caso de dúvidas sobre a ligação à rede exclusiva de esgoto, a BRK disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), assim como o WhatsApp no número (11) 99988-0001 e o e-mail atendimento.sac@brkambiental.com.br para mais informações.


* Texto: Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras



33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page