top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ação da BRK em evento da Prefeitura de Macaé destaca que preservação é um desafio de todos

Celebrando o Dia Mundial da Água, concessionária participou de feira na Imbetiba para falar sobre o tema com estudantes da rede municipal



A água tem um papel fundamental na vida de todos e está presente nas tarefas mais cotidianas, como no preparo dos alimentos, nos cuidados com a higiene pessoal, na lavagem das roupas e, claro, nas necessidades básicas para a saúde e o bem-estar – como matar a sede, por exemplo. E seguindo o tema proposto pela ONU para a data em 2023, o “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, o Dia Mundial da Água foi celebrado na última quarta-feira (22) em Macaé e contou com uma programação especial na Imbetiba, com participação da BRK.


A convite da Prefeitura, a BRK e outras instituições participam de uma grande feira a céu aberto, com prestação de serviços, realização de oficinas, projetos e recreação com foco em sustentabilidade. No espaço disponibilizado, a concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade mostrou que a informação desde a infância é uma das formas mais eficientes para a conscientização sobre a importância do saneamento no ciclo da água. O objetivo foi falar sobre meio ambiente de forma lúdica e interativa, para colaborar na formação de cidadãos para o futuro. Afinal, se brincar já é bom, se divertir aprendendo é melhor ainda.

Com direito ao jogo “Corrida do Meio Ambiente”, em que os próprios estudantes foram as peças principais, e ao jogo de memória “Vilões do Esgoto”, que completou a gincana, os alunos interagiram com personagens como “Bete Cotonete”, “Bolinha Óleo de Cozinha”, “Durval Fio Dental” e “João Algodão” para aprenderem que, no nosso cotidiano, algumas atitudes fazem muita diferença no processo de coleta e tratamento de esgoto. Essa necessidade da atuação de todos foi destacada pelo diretor da BRK em Macaé, Ricardo Santiago, que lembrou que o uso racional da água e a coleta e tratamento de esgoto visam mais qualidade de vida e melhores condições de saúde para a população:


- Para que o ciclo do saneamento funcione plenamente, incluindo a coleta e o tratamento de esgoto, todos têm um papel a desempenhar. E a conscientização, em especial de estudantes que são multiplicadores muito importantes com suas famílias, é essencial para que esse esforço conjunto dê certo – explica.

A secretária de Educação, Leandra Lopes, também reforçou a importância de fortalecer a consciência crítica sobre a gestão e utilização da água: “A visita das crianças neste evento é fundamental para que, de forma lúdica e descontraída, eles possam se sensibilizar, e serem multiplicadores de que boas ações individuais e coletivas podem transformar o ambiente e principalmente os recursos hídricos”, pontuou Leandra.

Além da BRK, o evento contou com a participação de diferentes órgãos da Prefeitura e de instituições como a Defesa Civil e o Nupem/UFRJ, além de praticantes de Canoa Havaiana e de representantes de outras empresas.


* Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras

Fotos: Divulgação


Divulgação:





6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page