• Jornal Esporte e Saúde

4ª edição da Festa Literária de Mambucaba acontece em Setembro

Completamente gratuita e colaborativa, a festa este ano conta com o apoio da Lei Aldir Blanc



Mambucaba, região histórica entre Parati e Angra dos Reis, receberá entre os dias 1 e 5 de setembro a 4ª Festa Literária de Mambucaba. Tombado em 1969, o conjunto arquitetônico e paisagístico de Mambucaba é um charme à parte em meio às atrações que se apresentarão este ano. Em paralelo, e agregando ainda mais valor à festa, visitantes e autores poderão conferir uma exposição especial sobre a vida, obra e história do cronista Aldir Blanc, personalidade homenageada do ano.



Desde sua primeira edição a FLIM – Festa Literária de Mambucaba, busca ligar o público infantil à literatura e os escritores em início de carreira a seus futuros leitores. Comunitária e colaborativa, a FLIM ficou conhecida, ao longo de suas edições, como um momento acolhedor que enaltece e destaca a todos, do pequeno ao grande escritor, principalmente por oferecer espaços gratuitos para as vendas de livros. Nestes dias de profunda partilha e engajamento literário, artistas e fazedores de cultura se doam completamente ao evento. Além dos stands gratuitos, a festa ainda conta com 3 palcos, um deles, o Palco da Feirinha do Escritor, é aberto a todos os escritores. Vale destacar que nenhuma atividade da FLIM é cobrada, nem o acesso ao evento. Apenas o sarau erótico é limitado aos maiores de 18 anos.



Dentro da programação, acontecerá uma roda de conversa com Jandira Feghali, relatora da Lei Aldir Blanc. Abrilhantando as homenagens, o cantor Didu Nogueira, sobrinho de João Nogueira, cantará as composições de Aldir. Na ocasião, o público também terá a oportunidade de assistir a saraus com artistas locais e de outros Estados tendo como tema o homenageado. Além disso, acontecerão 4 atividades paralelas ao evento: o Seminário de Educação e Literatura; o Masterclass em Produção de Curtas; a Caravana de Cordel e Forró com a presença do escritor Edmilson Santini, que lançará o cordel “Aldir Blanc, um (En)Canto Equilibrista”; e o Encontro de Teatro e Circo. Como produção pós-evento, serão apresentados 3 Curtas contando a história de Mambucaba e do cronista homenageado. E, as músicas compostas na oficina de Produção Musical para Crianças, tendo como foco a Periferia, serão gravadas e veiculadas pela rádio Roquette Pinto, do RJ.


Criada em 2017, a FLIM de Mambucaba surgiu com o intuito de fortalecer o Calendário Cultural de Mambucaba, movimentando a cultura local, a geração de emprego e renda para os moradores desta vila histórica, que recebe turistas apenas no verão. Toda a feira é organizada por moradores locais, sob a coordenação do professor e músico Cagério de Souza, que pontuou a importância desta 4ª edição da FLIM e suas idealizações futuras:

“É com enorme felicidade que vejo o crescimento constante deste projeto cultural, que abarca todos os moradores da região. Após recebermos o apoio da Lei Aldir Blanc para esta 4ª edição, ficou ainda mais claro a importância da formação de uma equipe mais consistente junto à comunidade. Portanto, para as próximas edições, partiremos para o aperfeiçoamento e melhor estruturação da festa. Consequentemente, é certo resultados cada vez mais significantes”.



Em observância às restrições pandêmicas, a festa terá o acesso do público reduzido.

www.mambucaba.art.br

https://www.facebook.com/flimmambucaba/

https://www.facebook.com/fli.mambucaba/



* Roberta de Souza / Apoio: Gaia Assessoria de Comunicação / Fotos: divulgação.


60 visualizações0 comentário