top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

2ª Copa Macaé de Karatê vai ser promovida no próximo domingo (21)


A programação vai acontecer no Tênis Clube-sede social, na Praça Veríssimo de Melo

Foto arte: Reprodução internet


No próximo domingo (21), a partir das 9h, o município vai sediar a 2ª Copa Macaé de Karatê. A programação vai acontecer no Tênis Clube-sede social, na Praça Veríssimo de Melo, 68. O evento esportivo da Federação de Karatê Fluminense (FKF) e Escola de Karatê Samara Jardim, conta com o apoio da Prefeitura. Esta é a terceira etapa do ranking estadual-FKF.


- A Prefeitura de Macaé apoia todas as modalidades esportivas, sedia neste domingo a 2ª Copa Macaé de Karatê com grandes talentos e vai continuar promovendo e apoiando eventos esportivos porque o esporte é transformador para o ser humano. Estamos reformando o estádio, o ginásio poliesportivo, vamos construir uma Vila Olímpica e transformar o Parque da Cidade em um grande local para a prática esportiva e o lazer – destacou o prefeito Welberth Rezende, lembrando que o Bolsa Atleta beneficia 534 esportistas.

A organização da Copa recebeu 380 inscritos na faixa de quatro a 50 anos, de 28 associações de todo o Estado. Macaé contará com 40 atletas para manter sua liderança no ranking estadual.


A competição que vai abranger o Kata e Komitê contará com atletas das categorias base, sênior, máster e PCD (pessoas com deficiência). Segundo a técnica de Karatê, Samara Jardim, o Prefeito Welberth Rezende foi homenageado com um Discóbolo de Mirón, maior símbolo da Educação Física, e se tornou o único prefeito do Brasil a receber a honraria.

Já em 2022, foi premiado com o troféu Destaque da Federação Fluminense de Karatê. “Agradeço ao apoio das secretarias municipais. Contamos com uma gestão municipal que se preocupa e que apoia o esporte. Na última etapa da Copa, Macaé conquistou 32 medalhas. Campeonatos como estes, movimentam os atletas, a rede hoteleira, a economia. Esta é uma transformação social para cidade”, ressalta a técnica de Karatê do Flamengo e Presidente da Comissão do Norte/Noroeste do Conselho Regional de Educação Física (CREF1).

Vale lembrar que 22 atletas macaenses são campeões da primeira etapa do ranking estadual de karatê, realizado pela Federação de Karatê Fluminense (FKF) do Rio de Janeiro, no início deste ano. Com 28 medalhas, sendo 15 de ouro, Macaé se tornou uma potência na modalidade e uma referência esportiva no estado.

Karatê

O Karatê começou no século 18 na ilha de Okinawa, no Japão. Por conta da proibição do uso de armas, os habitantes da ilha passaram a buscar métodos de autodefesa que utilizavam o próprio corpo. No Brasil, a modalidade é praticada desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, mas a primeira academia só foi organizada na década de 50, na capital paulista.

O maior objetivo do karate é a rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

* Texto: Joice Trindade / Comunicação Macaé


Divulgação:




Rua do Sacramento, 207 / bairro Imbetiba / Macaé / RJ




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page