top of page
  • Jornal Esporte e Saúde

10 Maneiras Simples de Ter Uma Vida Mais Saudável


Faça mudanças simples em seu estilo de vida. Quer seja mudando sua alimentação ou mentalidade, dar pequenos passos pode ter um grande impacto em sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.


Foto: Reprodução Internet


1. Tire 5 minutos para alongar todas as manhãs


Tente fazer isso assim que sair da cama. (Você pode até fazer isso na cama, se quiser). Mantenha cada alongamento por cerca de 30 segundos; não pule para cima e para baixo ao alongar, pois isso pode causar uma distensão muscular.

  • Levante as mãos acima da cabeça e alcance.

  • Alcance os dedos dos pés.

  • Sente-se no chão em forma de V - e coloque as duas mãos em cada um dos pés.

Por que é importante: conforme envelhecemos, nossos músculos ficam mais tensos e nossa amplitude de movimento é minimizada - e isso significa até mesmo as atividades mais simples do dia a dia, como sair da cama, levantar da cadeira do escritório ou alcançar algo o armário pode ficar mais difícil e até causar ferimentos.


2.  Abra suas cortinas logo de manhã - e até mesmo abra uma janela, se ainda não estiver aberta.


Os especialistas dizem que o ar fresco e a entrada da luz ajudam a acordar - e induz o cérebro a reprimir a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. 

3.  Ligue um umidificador durante os meses de outono e inverno. 

O calor interno seca o ar dentro de sua casa e escritório, o que pode ressecar sua pele, seu cabelo e suas passagens nasais - encorajando resfriados e até mesmo gripes, de acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.


4.  Tome suas vitaminas todos os dias. 

As vitaminas podem ajudar a preencher lacunas na sua alimentação, garantindo que está obtendo os nutrientes essenciais de que seu corpo precisa para funcionar da melhor forma. Considere tomar um multivitamínico voltado para o seu gênero: os corpos dos homens e das mulheres têm necessidades diferentes de nutrientes, especialmente à medida que envelhecemos.

Para as mulheres, procure um multivitamínico com cálcio, ferro, vitaminas A, B6, B12, C, D e E e biotina. E para os homens, procure vitaminas B6, B12, C, D e E, selênio, zinco e licopeno.


5.  Treine só mais 5 minutos 

Todos nós sabemos que os exercícios ajudam não só a manter o peso, mas também a proteger o coração, reduz o risco de diabetes e pode até ajudar a reduzir o risco de câncer. Estudos também mostram que os exercícios ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Ao adicionar apenas cinco minutos ao seu treino, você está fortalecendo seu corpo - e melhorando seu condicionamento cardiovascular (além de queimar mais algumas calorias).

Na mesma linha: se você não se exercita todos os dias, permita-se apenas cinco minutos de exercício pela manhã e à noite. Pensando em exercícios em pequenos incrementos como este, você terá mais probabilidade de praticá-los regularmente e persistir em longo prazo.

Precisa de sugestões para exercícios de cinco minutos? Desça a rua ou dê a volta no quarteirão, estacione o carro longe do escritório ou da loja, use as escadas em vez do elevador ou faça abdominais ou flexões enquanto assiste à TV. Lembre-se de também exercitar seu abdômen, quadris e parte inferior das costas (também conhecido como núcleo), porque um núcleo forte significa menos problemas nas costas e menos problemas de mobilidade conforme você envelhece. E sempre procure a ajuda de um profissional para orientação.


6.  Permita-se um pequeno prazer diário. 

Faça o que quiser - talvez seja algo doce ou salgado. Se você gosta de chocolate quente, por exemplo, considere o seguinte: um novo estudo da revista Neurology 2 mostra que beber duas xícaras de chocolate quente por dia pode na verdade manter seu cérebro saudável e suas habilidades de pensamento afiadas. Isso é graças aos antioxidantes do chocolate.

Ainda é importante que você consuma todas as suas porções diárias de frutas, vegetais e proteínas, mas permitir-se um pequeno luxo por dia - como chocolate quente - é importante, porque satisfaz seus desejos, para que você não se sinta privado (o que poderia possivelmente desencadear a compulsão alimentar mais tarde). 


7. Desligue o smartphone - a TV e o computador - pelo menos uma hora antes de ir para a cama. (E não adormeça com a TV ligada) .


Estudos mostram que a luz azul - a do tipo que é emitida por dispositivos eletrônicos - interrompe nossos ciclos normais de sono, tornando mais difícil para nós ter um sono de qualidade.

Faça um favor ao seu corpo e desligue todos os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama, sem desculpas. E mantenha o telefone fora do quarto para que as mensagens e textos recebidos não interrompam seu sono. Você ficará surpreso ao ver como dorme muito melhor ao fazer isso! 


8.  Leve sempre uma garrafa de água com você. 

Manter uma garrafa de água com você - no carro, no escritório, na academia, onde quer que esteja! - garante que você beberá pelo menos os 15,5 copos de água recomendados por dia para homens e 11,5 copos para mulheres.

Se você bebe café, limite-se a não mais do que duas xícaras por dia. Experimente preparar um bule de chá verde pela manhã, coloque gelo e encha suas garrafas de água com ele. Você também pode temperar suas garrafas de água com rodelas de limão, pepino e até frutas congeladas. 


9.  Aprender a arte da meditação - e da atenção plena. 

Aprenda a focar seu cérebro e bloquear toda a cacofonia da vida pode diminuir sua frequência cardíaca e sua respiração, o que reduz os níveis de estresse. Também o ajuda a ter uma perspectiva de sua vida, porque você está diminuindo o ritmo para apreciar tudo o que tem.

Aqui estão algumas diretrizes simples:

Concentre-se em sua respiração. Feche os olhos e inspire e expire profundamente, inspire e expire. Visualize em sua mente que essas respirações são ondas, vazando e fluindo ao longo da costa. Esteja atento à sua respiração.

Traga sua mente de volta ao foco quando ela começar a se afastar. A mente tem vida própria enquanto vagueia pensando em outras coisas. Basta trazê-lo de volta lentamente - cada vez que ele divagar - de volta à sua respiração. Continue inspirando e expirando.

Lentamente, traga seu foco de volta ao presente. Continue respirando. E pare um momento para apreciar tudo o que você é.


10.  Coloque-se em primeiro lugar. 

Quando você está em um avião, o comissário de bordo sempre lhe diz: em caso de emergência, coloque a máscara de oxigênio em você - antes dos seus filhos. Isso é importante não apenas para pousos de emergência de aviões; também é essencial para a vida. Não é egoísmo. Cuidar de você primeiro é fundamental. Você fica mais feliz e saudável (como aquela onda de oxigênio que obtém de uma máscara de oxigênio), o que o coloca em uma posição melhor para ajudar os outros.

Valarie Latona, ex-editora-chefe de Shape e defensora da vida saudável, inspirou milhões de mulheres a viver uma vida saudável, em forma e confiante.


* https://www.centrum.com.br/Contribuição de Valeria Latona


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page